Correio de Carajás

Tião Miranda anuncia pronto-socorro anexo ao HMM em 2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O prefeito Sebastião Miranda pretende construir no decorrer do próximo ano, 2020, um pronto-socorro anexo ao Hospital Municipal de Marabá (HMM), conforme informou em entrevista ao podcast “Aqui tem gestão”, gravado pela Secretaria Municipal de Comunicação e que estreia nesta sexta-feira (27), tanto nas redes sociais da administração como também no site da Prefeitura.

No primeiro episódio, os assessores de comunicação Kelia Santos e Vitor Haôr convidaram o gestor municipal para ser entrevistado e enquanto fazia um apanhado do trabalho desenvolvido ao longo de 2019, Tião soltou um ‘spoiler’ do que planeja para o próximo ano.

“É política da gente fazer um pronto-socorro anexo ao HMM, já tem esse projeto, é um dos objetivos em 2020, além de colocar posto de saúde na Coca-cola (Nossa Senhora Aparecida) e Bairro da Paz pra funcionar”, anunciou. O Correio de Carajás apurou que o projeto prevê a construção no local onde atualmente é o estacionamento.

Leia mais:

Assim que concluído e equipado o prédio passará a atender a demanda emergencial, enquanto a estrutura antiga funcionará a portas fechadas, sendo regulado o atendimento à maneira como funciona o Hospital Regional do Sudeste do Pará, por exemplo, ou seja, apenas entrará quem necessitar de internação ou cirurgia.

Ainda sobre saúde, o prefeito lembrou ser a área carro-chefe em investimentos públicos, uma vez que 30% do recursos do município são aplicados ali, porém reconheceu que trata-se de um “calcanhar de Aquiles”, o que, sustenta, ocorre em qualquer administração. A área costuma ser a mais criticada do atual governo e sofreu várias trocas de secretário desde o início da gestão.

“Realmente hoje as pessoas vivem mais e precisam de mais cuidados e a gente tem agido muito na saúde, temos um hospital organizado, é o pronto-socorro regional, ali sempre vai ser tumultuado, atende 24 horas por dia, todo dia da semana”, destaca, acrescentando que o Materno Infantil também sofre essa sobrecarga de pacientes oriundos de outros municípios da região e tem trazido cerca de 500 crianças à luz mensalmente.

OBRAS E EDUCAÇÃO

No balanço geral, deu ênfase às obras que foram realizadas na cidade nos últimos meses, principalmente em infraestrutura, com drenagens e urbanização, e também citando as reformas em escolas municipais. Sobre a educação, especificamente, diz que a expectativa para o próximo ano é melhorar Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Queremos avançar cada dia mais para Marabá ser referência positiva.  Fundamental é fazer o aluno aprender, dar conhecimento, dar educação para o aluno evoluir, temos que ter nosso Ideb a cada ano evoluindo, sabendo que o aluno está aprendendo”, defende.

Ainda na entrevista, o gestor ressaltou que a folha de pagamento dos servidores, que é de R$ 32 milhões, foi paga em dia, assim como os fornecedores. “A credibilidade financeira da PMM tem que ser 100%, ela tem que dar o exemplo de pagar suas contas em dia, sempre vamos honestar nossos compromissos, sempre”, declara. (Luciana Marschall)

Comentários

Mais

Projeto que cria linhas de ônibus turísticas em Parauapebas será votado nesta terça (22)

Projeto que cria linhas de ônibus turísticas em Parauapebas será votado nesta terça (22)

Consta na pauta da Sessão Ordinária desta terça-feira (22) da Câmara Municipal de Parauapebas o Projeto de Lei Nº 54…
"Não é sobre partidos", afirma Ivete Sangalo sobre 500 mil mortes; veja outras reações

"Não é sobre partidos", afirma Ivete Sangalo sobre 500 mil mortes; veja outras reações

O Brasil ultrapassou o número de 500 mil mortes por Covid-19 e a cantora Ivete Sangalo compartilhou uma postagem no Instagram lamentado…
Vacina contra covid não tem efeito magnético

Vacina contra covid não tem efeito magnético

INVESTIGADO POR:  VERIFICADO POR: É falso que a vacina contra a covid-19 deixe a pele “magnética”. Ao contrário do que…
Unidades judiciais de Carajás e do Araguaia têm nova etapa de retorno gradual

Unidades judiciais de Carajás e do Araguaia têm nova etapa de retorno gradual

A presidência do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) estabelece que as unidades administrativas e judiciárias integrantes da Regiões do…
Produção de abacaxi e mandioca se destaca na Região do PA Lajedo

Produção de abacaxi e mandioca se destaca na Região do PA Lajedo

Da casa do agricultor Jedeon Miranda de Andrade, 33 anos, à produção de abacaxi, percorremos quase dois quilômetros, passando primeiro…
Moradores próximos ao Ramal S11D protestam em ferrovia

Moradores próximos ao Ramal S11D protestam em ferrovia

Em manifestação pacífica ocorrida neste domingo (20), no quilômetro 18 da Estrada de Ferro Carajás, em trecho do Ramal S11D,…