Correio de Carajás

Tião anuncia flexibilização no horário de funcionamento do comércio

Foto: Henrique Garcia
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Durante entrevista coletiva ocorrida no final da manhã desta quinta-feira, dia 11 de março, o prefeito Tião Miranda anunciou que deve editar, ainda hoje, um decreto de flexibilização do horário de funcionamento do comércio em Marabá,

Tião lembrou que ontem, quarta-feira, dia 10, recebeu reivindicação da Associação Comercial de Marabá e do Sindicato do Comércio (Sindicom), que pediram essa flexibilização, tomando como base os números da covid-19 no município. Com isso, durante a cerimônia de recebimento de equipamentos para o Hospital Municipal, na manhã de hoje, Tião e representantes da ACIM e Sindicom anunciaram ao governador Helder Barbalho a intenção de flexibilizar os horários por meio de decreto municipal. “Vamos ampliar para 22 horas o toque de recolher, assim como o horário dos restaurantes. O comércio em geral volta a funcionar de 8 às 18 horas. Explicamos que de 10 às 17 horas correríamos o risco de aglomerar mais as pessoas nas lojas.”

O prefeito disse que, na reunião, o governador informou que os estudos científicos apontam que até o dia 22 deste mês é o prazo para amenizar a situação. “Esperamos atravessar logo essa fase mais difícil. Precisamos tomar as precauções e unir as forças entre município, Estado e governo federal. Todo dia eu pego os números da covid-19 em nosso município, com dados de pessoas internadas, de leve e média complexidade, e faço comparações. Esperamos que esses números diminuem em nossa cidade”, ressaltou.

Leia mais:

O prefeito acredita que a vacina contra a covid-19 virá para ficar e a população terá de tomar uma dose pelo menos uma vez ao ano, em função das variantes. “Estamos aprendendo a lidar com isso ainda”.

Questionado sobre a flexibilização para as academias, o prefeito disse que em conversa com o governador Helder Barbalho, chegaram à ponderação de que este não é o momento de reabri-las. “É preciso ter calma e paciência. As coisas vão andando. Esperamos o mínimo de morte possível. Quando tivermos toda a população de 60 anos para cima vacinados, teremos diminuição no número de mortes”, prevê.

O vice-presidente do Sindicom, Raimundo Neto, disse que o assunto foi repassado às autoridades e elogiou o bom senso do gestor municipal e acredita que essa mudança no horário do comércio surtirá efeito positivo para a comunidade.

Helder disse, em coletiva, reconheceu que é preciso buscar o equilíbrio entre aqueles que pretendem trabalhar, mas ao mesmo tempo ter a sensibilidade para compreender que se houver excesso de pessoas infectadas e vierem a agravar, muitos perderão a vida por falta de assistência. “Não podemos deixar que isto aconteça. Essa é a luta que estamos fazendo com os municípios. Hoje, somos um dos quatro estados do Brasil que não tem fila de atendimento para covid-19”.

João Tatagiba, presidente da ACIM, disse que Helder foi sensível às reivindicações dos comerciantes de Marabá e concordou que o gestor municipal edite um decreto acatando as sugestões do setor comercial. (Ana Mangas, Josseli Carvalho e Ulisses Pompeu)

Comentários

Mais

Uepa abre inscrições para novo processo seletivo

Uepa abre inscrições para novo processo seletivo

AUniversidade do Estado do Pará (Uepa) inicia nesta quarta-feira (16) as inscrições ao novo Processo Seletivo 2021 (Prosel 2021-2), para…
IBGE atualiza limites de municípios no mapa da Amazônia Legal

IBGE atualiza limites de municípios no mapa da Amazônia Legal

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (16) o novo mapa da Amazônia Legal para 2020, com base…
Por que o dólar caiu, mas a gasolina e o diesel continuam subindo?

Por que o dólar caiu, mas a gasolina e o diesel continuam subindo?

O dólar vem se desvalorizando em relação ao real e acumula perdas de 3,74% em 2021 (de 4 de janeiro…
SAMU faz cerca de 700 atendimentos por mês em Marabá

SAMU faz cerca de 700 atendimentos por mês em Marabá

É difícil imaginar um acidente de trânsito com vítima e não lembrar de chamar o Serviço de Atendimento Móvel de…
Trabalhadores nascidos em novembro podem sacar auxílio emergencial

Trabalhadores nascidos em novembro podem sacar auxílio emergencial

A partir desta quarta-feira (16), os trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos…
Anvisa autoriza importação excepcional da vacina Sputnik V

Anvisa autoriza importação excepcional da vacina Sputnik V

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu autorização, por meio do Circuito Deliberativo nº 539/2021, para a importação excepcional…