Correio de Carajás

‘Thriller’, clipe de Michael Jackson que revolucionou a música, completou 35 anos

Trinta e cinco anos depois de sua estreia, o videoclipe “Thiller”, do astro Michael Jackson (1958-2009), continua sendo uma referência histórica para a música, um ponto de mudança nas produções audiovisuais do pop.

“Quando a MTV exibiu ‘Thriller’, de Michael Jackson, neste mesmo dia no ano de 1983, esse curta-metragem mudou o gênero dos vídeos musicais de cabeça para baixo para sempre”, diz uma mensagem publicada na conta oficial do cantor no Twitter.

Dirigido por John Landis, conhecido pelo sucesso em filmes como “Os irmãos cara de pau” (1980) e “Um lobisomem americano em Londres” (1981), o clipe de “Thriller” revolucionou as regras da promoção musical e se tornou rapidamente um fenômeno mundial.

Graças a espetaculares efeitos especiais, uma coreografia bastante recordada e imitada, além de um ambicioso enredo, “Thriller” prestava uma homenagem a mitos do terror, como zumbis e lobisomens em um videoclipe de 12 minutos de duração.

“Thriller” ganhou o Grammy de melhor vídeo musical longo e também conquistou três prêmios no MTV Video Music Awards (VMA).

Além disso, o clipe foi incluído em 2009 no Registro Nacional de Cinema da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos por ser considerado como o “vídeo musical mais famoso” da história.