Correio de Carajás

Testes durante Calourada revela casos de covid-19

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará realiza mutirão de testagem e quase 12% foram diagnosticados com o coronavírus

Universidade realizou mutirão de testes e número de casos positivos foi surpreendente

A Unifesspa realizou neste mês de julho mais um mutirão de testagem rápida de Covid-19. Desta vez, a ação aconteceu dentro da programação de um dos maiores eventos acadêmicos, a Calourada 2022, momento marcado pelo ingresso de cerca de mil novos alunos distribuídos nos cinco campi da Instituição, entre os dias 12 e 14 de julho.  Ao todo, 134 pessoas, entre alunos, servidores e colaboradores terceirizados do Campus Marabá, fizeram o teste de covid-19, com um total de 16 casos positivos confirmados, o que equivale a 11,94% da população testada.

Apesar do aumento registrado no número de casos confirmados, todas as pessoas infectadas com o vírus apresentavam sintomas leves e receberam as orientações de cuidados pela equipe de enfermagem, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Protocolo de Biossegurança da Unifesspa.

“A vacinação atua na prevenção, induzindo a criação de anticorpos pelo sistema imunológico, reduzindo a possibilidade de infecção, e caso a infecção ocorra, a vacina evitará sua evolução para quadros mais graves e principalmente a morte. Assim sendo, completar o esquema vacinal inclusive com as doses de reforço é de suma importância visto que a imunização é a forma mais eficaz de frear a contaminação”, ressaltou a enfermeira Angeli Fonseca. A aplicação da 4º dose está disponível, em Marabá, a partir de 40 anos e deve ocorrer quatro meses após a aplicação da 3º dose, conforme Nota Técnica Nº 02/2022/SESPA.

Leia mais:

O engenheiro de segurança do trabalho, Dair Silva, destacou a importância de não relaxar nos cuidados básicos de prevenção, como o uso contínuo de máscaras e a lavagem das mãos. “É preciso que a comunidade acadêmica continue mantendo os cuidados que tivemos durante a pandemia, mantendo a frequência de lavagem das mãos ou uso de álcool em gel e, sobretudo, continuar a usar as máscaras corretamente, cobrindo boca e nariz. Além disso, é fundamental que em caso de sintomas gripais, não demore para solicitar o teste e, assim, possamos colaborar com a prevenção, evitando o surgimento de novos casos”, reforçou.

A comunidade pode procurar os postos de saúde mais próximos para receber a dose de reforço. Em Marabá, a vacinação ocorre de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). No shopping, a Prefeitura de Marabá estendeu o calendário de vacinação até a próxima sexta-feira, 22. O objetivo é facilitar ao máximo o acesso da população às vacinas contra a Covid, Influenza e Sarampo.

De acordo com a chefe da Divisão de Saúde e Qualidade (DSQV), Sheila Freire, novas ações como esta deverão ser realizadas, nas diversas unidades e campi da Unifesspa. Na próxima quarta-feira (20), mais um mutirão de testes será realizado na Unidade II do Campus Marabá, das 14h30 às 16h30, no auditório central. Em São Félix do Xingu e Xinguara também estão sendo planejados mutirões em parceria com as unidades de saúde locais. “Vamos continuar fortalecendo as ações preventivas e de combate à Covid no âmbito da Unifesspa e, para isso, contamos com o engajamento e apoio de toda a comunidade universitária. Só assim, unidos, podemos continuar vencendo esse vírus, superando os desafios”, concluiu.

Transporte entre campi continua muito precário

 

Diante das dificuldades diárias enfrentadas, principalmente, pelos discentes, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) pediu novas providências à Prefeitura Municipal de Marabá em relação ao transporte público na cidade, nesta terça-feira (19). Em resposta, a partir desta quarta-feira (20), haverá um ônibus a mais na Rota Cidade Jardim (Direto), saindo do bairro Novo Horizonte, às 7h20, direto para o Núcleo Nova Marabá, com previsão de chegada na Unidade I às 7h40.

Além dessa medida emergencial, a Unifesspa encaminhou ainda na segunda-feira (18) novo ofício à Secretaria de Segurança Institucional, como parte das ações para o segundo semestre de 2022. O documento leva em conta as informações compartilhadas em encontros entre as diretorias das faculdades e a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) e na audiência pública, realizada na Câmara Municipal, em 5 de maio deste ano, na qual discentes da Universidade manifestaram suas necessidades e direitos em relação à mobilidade urbana.

A Unifesspa reforça, também, a realidade de dificuldades dos alunos e o cumprimento dos acordos firmados em diversas reuniões anteriores com a gestão municipal e a empresa prestadora de serviço.

Entre as demandas já apresentadas está a melhoria na qualidade do atendimento aos usuários, aumento na quantidade de veículos disponíveis, mais ônibus em horários intermediários, atenção aos aspectos de acessibilidade a pessoas com deficiência, implementação do bilhete único, entre outros.

Em outras solicitações, a Reitoria já tem pedido de ampliação da oferta de ônibus e aguarda resposta para implementação de um novo itinerário com mais horários nas próximas semanas.

(Fonte: Unifesspa)