Correio de Carajás

Tesouro espanhol de mais de 1 milhão de dólares é resgatado na Flórida

Baú com mais de mil moedas de prata e ouro foi encontrado em local conhecido como "Costa do Tesouro"

Material encontrado estava no navio que foi partido ao meio por um furacão em 1715, tornando-se um dos principais naufrágios das Américas. Foto: Divulgação/ 1715 Fleet – Queens Jewels, LLC

Mais de mil moedas de prata e cinco de ouro foram resgatadas na costa da Flórida, durante a temporada de mergulho de 2025. O tesouro, originário de antigas colônias espanholas, está avaliado em cerca de US$ 1 milhão. As informações são da CNN.

As moedas, conhecidas como reales (de prata) e escudos (de ouro), faziam parte da fortuna transportada por uma frota espanhola que se dirigia do Novo Mundo (refere-se ao que agora são as Américas do Sul, Central e do Norte, além do Caribe) para a Espanha.

A frota foi destruída por um furacão em 31 de julho de 1715, em um dos maiores naufrágios da história marítima das Américas.

Leia mais:

Segundo a empresa responsável pelo encontro do material, 1715 Fleet – Queens Jewels, LLC, o desastre original resultou na perda estimada de até US$ 400 milhões em ouro, prata e joias. O diretor de operações da empresa, Sal Guttuso, destacou a importância histórica da ação.

“Esta descoberta não é apenas sobre o tesouro em si, mas sobre as histórias que ele conta”.

Guttuso afirmou que encontrar mil moedas em uma única recuperação é algo “raro e extraordinário”, pois cada peça é um “elo tangível com as pessoas que viveram, trabalharam e navegaram durante a Era de Ouro do Império Espanhol”.

Detalhes da cunhagem e localização

As moedas foram cunhadas nas colônias espanholas do México, Peru e Bolívia. Muitas delas ainda preservam datas e marcas de cunhagem visíveis, elevando seu valor histórico para pesquisadores e colecionadores.

A excelente conservação dos itens sugere que eles faziam parte de um único baú ou remessa, perdida quando o navio se partiu durante o furacão.

Imagem mostra diversos fragmentos de moedas catalogados após encontro de material na Costa do Tesouro, na Flórida, EUA.
Diversos fragmentos de moedas estão sendo catalogados após encontro de material na Costa do Tesouro, na Flórida, EUA Foto: Divulgação / 1715 Fleet – Queens Jewels, LLC

O achado ocorreu em uma região da Flórida conhecida como “Costa do Tesouro”. As operações modernas de salvamento continuam no local, sob rigorosa supervisão estatal e diretrizes arqueológicas. Segundo Guttuso, cada novo achado auxilia na reconstrução da “história humana da frota de 1715”.

A 1715 Fleet – Queens Jewels, LLC, se diz a única empresa autorizada a realizar salvamentos oficiais dos naufrágios da frota do ano de 1715. O trabalho de busca só é permitido a subcontratados licenciados, trabalhando sob supervisão arqueológica.

Conservação e exibição do material

Após a recuperação, as moedas passarão por um processo detalhado de conservação. A empresa planeja que algumas peças sejam apresentadas em museus locais.

A intenção é de oferecer ao público a oportunidade de conhecer de perto a história marítima da Flórida e o período histórico ao qual os tesouros remontam.

(Foto: Diário do Nordeste)

CLOSE
CLOSE