Após quase seis anos de espera, a população de Marabá finalmente recebeu, na tarde de sexta-feira (6), o Terminal de Integração ‘Gilberto Leite’, localizado no canteiro central da VP-6, entre as Folhas 22, 23, 26 e 27 da Nova Marabá. No entanto, neste primeiro momento, segundo o Correio de Carajás apurou, o terminal funcionará com apenas parte de sua capacidade, atendendo somente as linhas mais simples.
A informação foi confirmada por Jair Barata Guimarães, secretário municipal de Segurança Institucional, respondendo a questões do Correio de Carajás. Outro ponto importante é a frota de ônibus, que ainda não possui um número exato para o início das operações. Guimarães também defendeu que a tarifa de ônibus permanecerá em R$ 4, pelo menos por enquanto.
Leia mais:De acordo com o secretário, a ordem de serviço estabelece que o Terminal de Integração deve operar com 30 veículos. Atualmente, o transporte público do município é gerenciado pela empresa Integração Transportes, que possui 20 linhas em circulação com 17 ônibus. Recentemente, oito veículos usados chegaram a Marabá para reforçar a frota existente.
“Já tínhamos oito ônibus zero quilômetro com ar-condicionado, precisando apenas de manutenção. Então, já são 16, e vamos incorporar os outros da frota mais antiga, realizando vistorias e melhorias até a chegada dos demais ônibus. A empresa adquiriu 20 no total”, detalhou Jair.
Questionado sobre o início das operações do Terminal, ele afirmou que a partir de sábado (7), ônibus e passageiros já estariam circulando pelo local. “Iniciaremos com algumas rotas, e as demais serão ajustadas ao longo do mês. A rota de Morada Nova terá prioridade, pois muitos passageiros aguardam os ônibus por longos períodos. Também operaremos com os circulares das Folhas 10, 11 e 12, que são rotas mais tranquilas e causam menos problemas.” Outras linhas, como a universitária e a do núcleo Cidade Nova, ainda não serão integradas ao Terminal, mas a previsão é que isso ocorra em até 60 dias.
Sobre o valor das passagens, o secretário explicou que, desde 2020, a tarifa é de R$ 4 e permanecerá assim por um tempo, graças a um subsídio de até R$ 200 mil por mês, concedido pela prefeitura à empresa de transportes.
Jair também ressaltou que a população de Marabá aguardava ansiosamente pela inauguração do terminal, que representa um marco importante para a melhoria da mobilidade urbana da cidade. A expectativa é que os passageiros não precisem mais esperar longas horas nos pontos de ônibus, reduzindo esse tempo para apenas 15 minutos.
Maria Deusinho da Silva Barros, moradora da Folha 22 e vizinha do Terminal, compartilhou sua felicidade com a reportagem. “Hoje, passamos muito tempo esperando o ônibus, às vezes uma ou duas horas, o que é muito complicado. Acredito que agora a situação vai melhorar bastante”, disse esperançosa.
TERCEIRA PONTE SOBRE O ITACAIUNAS
Em conversa com a reportagem, Ana Betânia Moreira, secretária de Obras do município, celebrou a inauguração do Terminal de Integração e destacou seu impacto positivo para o fluxo do trânsito em Marabá e para a qualidade de vida dos cidadãos.
A secretária também mencionou outra obra de grande importância para a mobilidade urbana da cidade: a construção da terceira ponte sobre o Rio Itacaiunas. “Nossa previsão é inaugurá-la até o dia 27 de dezembro”, respondeu ao ser questionada sobre a data de entrega da estrutura.
As obras da nova ponte iniciaram em maio de 2023 e sua entrega é aguardada com ansiedade por aqueles que transitam entre os núcleos Nova Marabá e Cidade Nova, principalmente em horários de pico. A nova estrutura promete desafogar o trânsito e melhorar a vida de motoristas e motociclistas.
SOBRE O TERMINAL
O Terminal de Integração possui uma plataforma de embarque com 50 metros de largura e 120 metros de comprimento, além de uma elevação do solo de 50 centímetros. Além do prédio administrativo, o terminal contará com área de alimentação, oito boxes comerciais e banheiros acessíveis.
Os ônibus que iniciaram as operações neste sábado não são novos. Anteriormente, eram utilizados no transporte público de Anápolis (Goiás) e foram transferidos para Marabá após serem desativados. No entanto, o último edital de licitação do transporte público estipulava que os veículos deveriam ser novos ou com no máximo dois anos de uso, e contar com ar-condicionado.
Quando estiver operando com 100% de sua capacidade, o Terminal terá como objetivo facilitar a vida dos usuários do transporte público em Marabá. O dispositivo visa proporcionar viagens mais rápidas entre os diferentes núcleos da cidade, além de reduzir custos devido à diminuição do percurso entre um ponto e outro. No local, será permitida apenas a entrada de ônibus, sendo proibido o acesso de carros e motocicletas. (Luciana Araújo)