Correio de Carajás

Terceira onda da covid tem apenas 1% de letalidade no Pará, diz Sespa

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) divulgou na tarde de hoje, 21, novos dados do combate à pandemia de covid-19 no Estado. Segundo o Secretário Adjunto de Gestão de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz Santos Júnior, a terceira onda da pandemia no Pará alcançou o menor índice já registrado de letalidade: 1%.

De acordo com dados da Sespa, a primeira onda da pandemia teve taxa de letalidade de 4%. A segunda onda chegou a 3,4% de letalidade. Já a terceira onda, a atual, com a variante ômicron, a taxa de letatidade é de 1%.

“Os casos mais graves são de não vacinados. 94% dos internados na UTI não estão em dia com a vacinação. 87% dos pacientes também não estão com o ciclo vacinal completo. Precisamos dar o exemplo de Belém que está com mais de 75% da população vacinada. Precisamos ampliar a vacinação. Não podemos descuidar. Precisamos fazer a terceira dose, ajudar na conscientização de quem ainda não se vacinou. Precisamos manter os cuidados, o uso de máscara. Ainda não temos previsão pra encerrar o uso de máscara. Vamos ampliar a fiscalização”, disse Sipriano.

Leia mais:

Ainda segundo a Sespa, não houve alteração nos números de casos e de óbitos em relação ao último boletim divulgado pela secretaria, na noite de ontem, 20.

A Sespa ainda aponta a tendência de queda da ocupação de leitos nas próximas duas semanas.

(Fonte: Romanews)