Correio de Carajás

Tenente é a primeira mulher a assumir o comando da PM em Canaã dos Carajás

A 2º tenente Íris Lima Teixeira de Oliveira é a primeira mulher a comandar a PM em Canaã/ Foto: Ronaldo Modesto
Por: Theíza Cristhine e Ronaldo Modesto

A 2º Tenente Íris Lima Teixeira de Oliveira fez história ao se tornar a primeira mulher a assumir o comando da Polícia Militar em Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará. A nomeação foi oficializada neste mês, quando a oficial passou a responder pelo 17º Pelotão do 23º Batalhão da PM.

Em entrevista ao Correio de Carajás, Íris falou sobre o início de sua trajetória no comando, os desafios da nova função e o compromisso de intensificar as ações de combate à criminalidade no município.

“Estamos trabalhando firme no enfrentamento à criminalidade. Só neste mês de outubro tivemos várias apreensões de armas, carros e motocicletas. A meta é manter a ordem e garantir a segurança da população de Canaã”, destacou.

Leia mais:

Com pouco mais de sete anos de carreira, Íris ingressou na corporação em 2018, por meio de concurso público. Formou-se no Curso de Formação de Oficiais (CFO) e foi declarada Aspirante a Oficial em 2022. No ano seguinte, foi promovida a 2º Tenente e agora assume seu primeiro comando à frente de uma unidade.

Casada com o também tenente da PM, Willys, que atua em Marabá, Íris conta que veio do Batalhão de Polícia Rural de Marabá onde servia antes de ser designada para Canaã. “É um desafio, mas me sinto honrada em ter sido convidada para comandar o pelotão. Todos os dias buscamos fazer o melhor trabalho possível”, afirmou.

Questionada sobre o fato de liderar um efetivo majoritariamente masculino, a comandante garante que o relacionamento é pautado pela hierarquia e respeito. “A relação entre comandante e comandado é normal. Não vejo dificuldade nem resistência. Existe disciplina, e o trabalho flui naturalmente”, ressaltou.

Por fim, a 2º Tenente Íris reforçou o pedido de apoio da população no enfrentamento à criminalidade. “Pedimos que a comunidade colabore com informações. Denúncias podem ser feitas pelo 190, pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente com o fiscal de dia da PM. Toda informação é importante para que possamos agir com rapidez e eficiência”, concluiu.



Isso vai fechar em 20 segundos