Correio de Carajás

Temporada de atendimentos encerra hoje no Jardim União

Maratona de atendimento médico gratuito começou no dia 5 e passou pelos bairros mais populosos de Marabá, contemplando parcela mais carente da população

Milhares de marabaenses tiveram acesso, nos últimos 18 dias, a atendimento médico gratuito com clínico geral, dentista, exames de ultrassonografia, consulta de vista e ainda vão ganhar os óculos, sem custo algum. Isso tudo contemplados pelo Instituto Miguel Chamon, entidade que trouxe a Marabá suas duas carretas-consultório e equipe especializada que tem realizado uma verdadeira maratona de atendimentos. A temporada encerra nesta terça-feira (22), com o segundo dia no Jardim União.

Hoje será o último dia da ação em Marabá

Antes disso, a equipe havia passado por Morada Nova, São Félix, Fanta e Coca Cola, Folha 16, Folha 33, Marabá Pioneira, Amapá, Belo Horizonte e Liberdade. Nesta última, onde originalmente seriam dois dias, acabou estendido a três, para atender ainda mais o público dos bairros adjacentes, como Laranjeiras e Independência.

Com isso, a equipe médica levanta equipamento após findar os atendimentos de hoje em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim União, e passa à segunda etapa, a ser realizada no próximo mês, com a entrega dos óculos completos a todos os pacientes que receberam indicação neste sentido nos exames.

Leia mais:

GRATIDÃO

O clima ontem no Jardim União era de esperança renovada em dias melhores e de gratidão pelo atendimento médico de qualidade levado diretamente àquela comunidade. É o caso de Milena Coelho de Souza, de 24 anos, residente do Jardim Bela Vista atendida com exame de ultrassonografia. “O atendimento foi excelente. Eu cheguei ontem 6 horas da tarde, amanheci o dia, mas consegui e foi super bem examinada”, comemora.

Antônio Viana de Barros, de 62 anos, outro que teve acesso ao atendimento do qual tanto precisava, com oftalmologista: “Graças a Deus foi um bom atendimento. Eu fiquei satisfeito por ser bem atendido e parabenizo o instituto pela ação, pois precisava deste exame há muito tempo e não tinha condição de pagar”.

Antônio Viana comemora o atendimento e elogia ação

NOVA FILA

O clamor por atendimento médico imediato é tão grande, que as pessoas que não conseguiram senha para atendimento nesta segunda-feira, já iniciaram outra fila de espera ontem pela manhã, mesmo, para conseguir fichas de hoje.

É o caso de Eslania Canuto de Santos, necessitando de exame oftalmológico. Também de Paula Epifane, a qual relatou que iria espera o tempo que fosse necessário pois essa oportunidade de ter o atendimento ali tão perto e gratuito é rara.

Este grupo formou nova fila já na manhã de ontem, para conseguir atendimento hoje

ATENDIMENTO

As senhas para consultas – clínica geral, oftalmologia, odontologia e exames de ultrassom – começam a ser entregues sempre a partir das 6 horas da manhã, por ordem de chegada.

O serviço mais procurado é realmente o exame de vista, além da oportunidade de receber lente e óculos de graça, ainda podendo escolher a armação entre vários modelos disponíveis. O instituto leva de 30 a 40 dias para a entrega dos óculos completos.

Atendimento especializado na oftalmologia

INSTITUTO

O Instituto Miguel Chamon é uma iniciativa do hoje deputado estadual Wenderson Chamon (Chamonzinho), quando ele ainda era vereador em Curionópolis, em 2003. A entidade, que leva o nome do avô do parlamentar, inicialmente oferecia serviços de capacitação profissional e assistência em saúde. Chegou a formar 1.200 jovens em cursos de informática.

Entre 2008 e 2016, o Instituto esteve sob a gestão do município. O parlamentar, que era o prefeito na época, transformou a entidade em um posto de saúde.

Em 2019, a entidade inaugurou nova sede naquela cidade, na Rua das Palmeiras, e passou a contar com convênio com o Governo do Pará para o atendimento itinerante que hoje é realizado em larga escala.

A ação tem o apoio institucional do Grupo Correio de Comunicação. (Da Redação)