A vereadora Naiara Miranda (MDB), de Colinas do Tocantins, denunciou nas redes sociais uma fala do prefeito Josemar Kasarin (UB), durante uma sessão da Câmara dos Vereadores. A situação aconteceu um dia após ela fazer um discurso dizendo que iria atuar de forma independente. Um vídeo gravado durante a sessão mostra o prefeito dizendo “tu te prepara, que aqui a bala pega”. Ele nega que queria intimidar a vereadora.
“Não tem como você não se assustar com a forma como ele falou, com a agressividade com o que ele falou, então eu senti medo. Aquela fala de ameaça foi agressiva e me atingiu de diversas formas ali naquele momento”, contou a vereadora.
Leia mais:A sessão em que a vereadora discursou sobre seu posicionamento na Câmara de Vereadores aconteceu no dia 3 de fevereiro, na solenidade de início do ano legislativo. A resposta do prefeito se deu no dia 4, em outra sessão.
Em seu discurso o prefeito disse que vereadores independentes não poderiam usar a estrutura da prefeitura.
“Eu vou tratar todos com educação, com respeito e na medida possível, sempre atendendo. Mas jamais vou aceitar vereador independente usando ou pedindo estrutura da Prefeitura. Não pode, né? Tem que ter coerência. Usou a Prefeitura, tem coisas pendentes na Prefeitura, não pode subir à tribuna e falar que é independente […] Se ela pedir a parte e citar meu nome, eu vou responder. Tu te prepara que aqui a bala pega, tá?”, disse Kasarin durante a sessão.
Após a fala de Josemar Kasarin, a vereadora pediu o microfone para se defender. Ao descer da tribuna, ela chorou e foi consolada pelos colegas.
Ao g1, a vereadora disse que se sentiu impotente e humilhada. “No meu ambiente de trabalho ter recebido aquele tipo de ameaça, aquele tipo de intimidação, foi horrível”, comentou.
Em nota, Josemar Kasarin (UB) disse que usou uma força de expressão no discurso e não teve propósito intimidatório. Segundo o prefeito, o trecho do discurso foi tirado de contexto para causar animosidade entre os poderes (veja a íntegra da nota ao final da reportagem).
Repercussão na Câmara dos Deputados
Após tomar conhecimento do caso, Baleia Rossi, deputado federal e presidente nacional do MDB, informou neste domingo (16) que acionou o departamento jurídico do partido para cuidar do caso e afirmou que a fala do prefeito foi um gesto de brutalidade. “Nós estamos colocando toda a estrutura jurídica nacional do MDB para defender o legítimo direito de exercer o seu mandato com todas as liberdades da nossa vereadora Naiara Miranda”, disse.
Nas redes sociais o prefeito disse que o discurso “não passa de uma brincadeira”, que respeita as funcionárias da prefeitura e reafirmou que seu discurso foi recortado e tirado de contexto.
Em resposta ao pronunciamento, a vereadora respondeu que a fala do prefeito não foi distorcida.
“Isso não pode ser normalizado. Isso não é brincadeira. Isso é violência política de gênero. E o mais absurdo, está tudo gravado na sessão da Câmara. Não há vídeo recortado, não há distorções. O que foi dito, foi dito. Agora tentam dizer que foi apenas uma brincadeira. Tentam minimizar o que aconteceu. Tentam inverter a situação”, afirmou a vereadora.
Íntegra da nota do prefeito Josemar Kasarin (UB)
Sobre meu discurso na sessão da Câmara de Vereadores, tenho a dizer, primeiramente, que repudio veementemente toda e qualquer forma de violência contra as mulheres. Minha história e personalidade são prova de que o trecho isolado do meu discurso não passa uma força de expressão que jamais teve propósito intimidatório.
As narrativas criadas em razão de um trecho do discurso buscam trazer mais animosidade entre os poderes, fugindo do foco principal de minha fala: os constantes desrespeitos, extorsões e ameaças que sofre um prefeito honesto neste país.
No episódio recentemente divulgado, tentam atribuir minha colocação como opressiva, retirando-a do contexto original. Em um ambiente de debate político acalorado é natural que ocorram manifestações enfáticas, que não devem ser vistas como ameaças, mas sim como expressões de intensidade no discurso.
Jamais tive a intenção de intimidar ou coagir qualquer representante do Legislativo Municipal, respeitando a autonomia funcional de todos, indistintamente.
Repudio, ainda, as atitudes daqueles que tentam ganhar destaque político e midiático distorcendo minhas palavras.
Reforço meu compromisso com a harmonia entre os poderes, o respeito mútuo e o avanço de Colinas do Tocantins.
(Fonte:G1)