Correio de Carajás

Taxistas clandestinos bloqueiam BR-230, após apreensão de veículos

A manhã de terça-feira (20) começou com manifestação e bloqueio do tráfego na BR-230, à altura do povoado Km 8, na saída de Marabá para Itupiranga. Os manifestantes seriam taxistas deste segundo município e que operam no transporte intermunicipal sem autorização para isso. Pelo menos três veículos deles foram apreendidos recentemente pela Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran) e isso teria causado a revolta.

Os ilegais entendem que os autores da denúncia contra eles seriam os vanzeiros da Cooper Mabi, daí o bloqueio de hoje, que visava principalmente atingir a operação dos vanzeiros.

Leia mais:

Segundo Welson Ezequiel da Rocha, presidente da Cooper Mabi, cooperativa legalmente autorizada para transporte de passageiros intermunicipal, a ação diária dos clandestinos tem causado imenso prejuízo. Ele destaca que a van quem carrega as pessoas com gratuidade por lei, e que tem de cumprir rota a cada 45 minutos, seja com 10 ou apenas com um passageiro.

Ele disse que a quem trabalha correto, como é o caso das cooperativas, a fiscalização é muito bem-vinda e, ao contrário, deveria acontecer com maior regularidade, diariamente. “A fiscalização precisa ser intensificada para proteger quem trabalha dentro da lei, dentro das regras”, assevera. A Cooper Mabi tem pelo menos 100 trabalhadores diretos, entre sócios e motoristas.

Não demoraram a se formar longos engarrafamentos nos dois sentidos da rodovia, revoltando aos motoristas que nada têm a ver com a situação. O comerciante Alcieli Mendes, que iria iniciar viagem de Marabá a Novo Repartimento estava para perder um compromisso importante de trabalho e reclamou com a reportagem sobre a manifestação.

Ninguém entre os manifestantes aceitou gravar entrevista quando a reportagem esteve no local. O clima era tenso entre taxistas e vanzeiros.

(Da Redação)