Correio de Carajás

Tatagiba é eleito presidente da ACIM e defende “macropolíticas”

Com 102 votos (52,3%), o empresário João Tatagiba foi eleito, nesta segunda-feira (7), o novo presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim) para o biênio 2021/2022. Raimundo Júnior, candidato à reeleição, finalizou a apuração com 93 votos (47,6%). Eugênio Alegretti e Sueli Pianho são os novos vice-presidentes. Foi a primeira vez na história da entidade que houve disputa entre grupos diferentes.

Natural de Itanhém, na Bahia, Tatagiba tem 54 anos. Ele é do ramo de locação de máquinas e medicina ocupacional, pela empresa MabClin. Eugênio Alegretti, da Revemar, e Sueli Pianho, da Maspará Corretora de Seguros, são os novos vice-presidentes. Também foram eleitos 27 integrantes da Diretoria Executiva e cinco do Conselho Fiscal.

No total, 225 membros da entidade estavam aptos a votar. 190 votos foram validados, e sete, anulados. 23 associados faltaram à urna – abstenção de 10,2%. Concorriam as chapas “Sinergia”, encabeçada por Tatagiba, e “Acim de Todos”, por Raimundo Júnior. A diferença entre as duas foi de apenas nove votos.

Leia mais:
Em demonstração de unidade, Tatagiba e Júnior se abraçaram ao término da apuração

Quando da divulgação do resultado, Júnior admitiu a derrota e cumprimentou o colega de associação, que é seu vice-presidente no mandato atual. Tatagiba, na sequência, abriu a janela da sala do presidente para cumprimentar os apoiadores, que celebravam a eleição do lado de fora da entidade.

Ao CORREIO, o presidente eleito falou em trabalho árduo pelo comércio de Marabá nos próximos dois anos. “Trabalharemos, de agora em diante, pelas macropolíticas e pelo comércio. Temos, certamente, uma entidade mais madura. A eleição engrandeceu ainda mais a entidade”, avalia.

Tatagiba atribui a derrota da chapa adversária ao descontentamento da diretoria e de parte dos associados. “A nossa gestão – eu fiz parte do time – se distanciou da sua proposta inicial. Isso provocou desgaste dentro da própria diretoria. Tentamos, internamente, contornar essa situação por mais de uma vez. Infelizmente, não conseguimos reverter o cenário”, argumentou o eleito.

Associados tiveram oito horas para votar em uma das duas chapas na disputa

O atual presidente, Raimundo Júnior, escreveu aos seus colegas no grupo da entidade: “A eleição de hoje na Acim mostrou que temos uma entidade diferente. Mais madura, mais pujante, mais democrática, mais viva. Parabenizo todos os membros da Chapa Sinergia, em especial seu presidente, João Tatagiba, pela vitória. Desejo sucesso na nova gestão para o biênio 2021/2022”.

A eleição aconteceu das 9h às 17h na sede da associação. O presidente da Comissão Eleitoral, Antônio Carlos Miranda, resumiu o processo como tranquilo. A nova diretoria deve assumir a função no dia 1º de janeiro, com direito a cerimônia pública reunindo associados e familiares em local a ser definido. (Da Redação)