Nesta terça-feira (25) a equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá (Semma), em ação conjunta com o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), resgatou um tamanduá em leito de rio, nas proximidades da confluência do Rio Tocantins e Itacaiunas, que estava em risco de afogamento. O animal foi retirado do rio por um fiscal ambiental através de um passaguá.
O animal foi levado para as margens do rio onde a equipe de fiscalização encaminhou para o Parque Zoobotânico de Marabá para ser avaliado e colocado sob cuidado de especialistas.
Na última semana, a Semma iniciou ações de resgate de animais abandonados e ilhados pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiunas. No total, foram resgatados sete gatos e um cachorro, que estavam em áreas alagadas do núcleo Marabá Pioneira e estão, provisoriamente, em um abrigo improvisado no antigo prédio da Semma.
Leia mais:A ação foi motivada após reunião com o Ministério Público, por meio da Promotoria de Meio Ambiente, e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) devido ao aumento do número de registros de abandonos de animais no Disque Denúncia.
(ASCOM/PMM)