Um tamanduá apareceu em uma cozinha de um hotel e foi necessária a mobilização de uma equipe de fiscais ambientais e uma guarnição da Polícia Militar para a captura do animal, que estava muito assustado e agitado. O fato ocorreu na noite de quarta-feira, 17, em Conceição do Araguaia, região sul do Estado. O mamífero foi retirado do estabelecimento e devolvido ao seu habitat natural. Ninguém ficou ferido.
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), o tamanduá-mirim, como é conhecida a espécie, foi capturado conforme os protocolos de segurança e solto em uma reserva ambiental distante do perímetro urbano. Além do susto, a aparição do animal na hospedaria causou apenas alguns transtornos provocados pela movimentação do mamífero na parte do interior do imóvel, segundo informou a equipe de agentes ambientais.
O estabelecimento de hospedagem onde o tamanduá apareceu fica localizado próximo à orla do Rio Araguaia, cercado por extensas áreas verdes que abrigam diversas espécies silvestres de pequeno e de médio porte. Conceição do Araguaia fica localizada à margem esquerda do Rio Araguaia, às proximidades da divisa do Estado do Pará com o Tocantins. (Delmiro Silva)
Leia mais: