Correio de Carajás

Suspeito de roubos preso com arma ganha liberdade com base no ‘Pacote Anticrime’

Samuel Campos Nascimento de 18 anos foi preso em casa pela Polícia Militar de Canaã dos Carajás nesta terça-feira (10). Os militares estavam atrás de Pablo Henrique, acusado de, junto a Samuel, realizar uma série de roubos de motos no município. “Pablo não estava e no local não foi encontrado nenhum veículo, mas os policiais apreenderam uma arma caseira que estava escondida embaixo do sofá”, relata o investigador de Polícia Civil, Roque Barbosa.

Samuel foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e nesta quarta-feira (11) encaminhado à audiência de custódia, onde acabou liberado pela justiça.

Samuel Campos vai responder em liberdade

“No que diz respeito à manutenção da prisão, convertendo o flagrante em preventiva, temos que observar a nova lei 13.964/2019, lei essa chamada ‘Pacote Anticrime’, que dificulta a prisão em casos como o deste processo. Na presente situação, mesmo com a prova da materialidade e fortes indícios da autoria, não é possível a esta magistrada, pela nova lei, decretar a prisão preventiva”, relatou a juíza em plantão.

Leia mais:

A Polícia Civil havia arbitrado fiança no valor de R$ 2 mil, mas o preso declarou que recebe R$ 500 mensalmente, o que o qualifica como pobre, sendo liberado gratuitamente na audiência. Samuel Campos Nascimento apenas dormiu na cadeia, foi isentado da fiança e liberado em seguida.

O pacote anticrime foi aprovado pelo Congresso e sancionado em dezembro passado pelo presidente Jair Bolsonaro, passando a valer em janeiro deste ano. A nova legislação altera dispositivos do Código Penal, do Código de Processo Penal e da Lei de Execuções Penais. (Nyelsen Martins)