📅 Publicado em 07/01/2026 16h57
A Polícia Militar prendeu em flagrante, na madrugada desta quarta-feira (7), Jairo da Costa Barbosa, suspeito de furtar cabos de cobre de um poste da Prefeitura de Marabá. A prisão ocorreu por volta das 3h30, na Rodovia Transamazônica, nas proximidades da Defensoria Pública, no Bairro Amapá. O suspeito também é investigado pelo furto de cabos de cobre do Centro de Especialidades Integradas (CEI) do município, ocorrido no final de semana.
De acordo com o relatório policial, o homem foi flagrado em atitude suspeita, carregando uma escada. Durante a revista pessoal, os militares encontraram uma mochila com ferramentas utilizadas para o corte de fios, como alicate, além de cabos de cobre já furtados.

Questionado pela guarnição, Jairo confessou que havia acabado de retirar a fiação de um poste de energia elétrica do município, localizado nas proximidades da Rua Sérvulo Brito.
Leia mais:Ainda segundo a Polícia Militar, o suspeito possui um extenso histórico criminal, com pelo menos cinco prisões anteriores por furtos e roubos nos municípios de Marabá e Redenção. Ele também é conhecido no meio policial por envolvimento em outros furtos de fiação elétrica registrados no Núcleo Cidade Nova. Após a prisão, o acusado foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde foi apresentado e permanece à disposição da Justiça.
Em nota, a Prefeitura de Marabá informou que o atendimento do CEI foi suspenso na segunda-feira em razão da necessidade de substituição da fiação elétrica furtada no sábado (3). Após avaliação técnica da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop), o atendimento ao público será retomado.
A Secretaria Municipal de Saúde registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil e, em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança Institucional, investiga o caso e estuda medidas para evitar novas práticas criminosas desse tipo, que causam prejuízos diretos ao atendimento da população.
