Correio de Carajás

Suspeito de feminicídio é preso perto do velório da vítima

Fernando foi encontrado em uma casa perto de onde a mulher era velada - Foto: Divulgação
Por: Luiz Carlos Silva-Freelancer com informações da PM
✏️ Atualizado em 05/12/2025 08h38

Fernando Lopes de Souza, principal suspeito de esfaquear a ex-companheira Luciana Gomes de Carvalho, foi preso na noite desta quinta-feira (4), com uma faca na cintura, perto de onde ocorria o velório da vítima. O feminicídio ocorreu na quarta-feira (3), em São João do Araguaia, no sudeste do Pará.

A prisão aconteceu por volta das 21h45, em uma casa na Ladeira do Sabão, área central do município. De acordo com o relatório da Polícia Militar, uma equipe passou o dia colhendo informações sobre o paradeiro do suspeito. Inicialmente, havia indícios de que ele ainda estaria na região da Vicinal da Prata, nas proximidades do bar onde ocorreu o crime, mas as buscas não tiveram sucesso. Outras informações apontavam que Fernando teria fugido para Eldorado do Carajás.

À noite, moradores da área onde ocorria o velório identificaram que Fernando estava em uma casa próxima, o detiveram e acionaram a PM. Ao chegar ao endereço, os policiais deram voz de prisão à Fernando, que não resistiu. Com ele, foi apreendida a faca que possivelmente foi usada no crime.

Leia mais:

Durante a condução até a viatura, familiares da vítima e outras pessoas, revoltadas com o crime, tentaram linchar o suspeito, desferindo chutes e pontapés. A guarnição formada pelo sargento Rocha, os cabos Richardson e Josué, e os soldados Marsal e João Pedro, do 4° Batalhão de Polícia Militar (BPM), conseguiu controlar a situação e evitar o linchamento, realizando a retirada do suspeito sob forte tensão.

As forças de segurança destacam que a ação rápida da guarnição policial foi fundamental para impedir a violência coletiva e garantir que o caso siga para investigação e responsabilização dentro da lei.

Fernando foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil da cidade vizinha, São Domingos do Araguaia. De lá, foi transferido para a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), em Marabá, onde os procedimentos serão conduzidos. A Polícia Civil não informou, até o momento, que procedimento foi adotado. A reportagem não teve acesso ao preso para ouvir a versão dele dos fatos.

CRIME

Na noite de quarta-feira, por volta das 19h40, a Polícia Militar foi acionada com a informação de que uma mulher havia sido esfaqueada em um bar na Ladeira do Sabão. Fernando teria desferido cerca de dez golpes de faca contra Luciana.

A vítima chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Municipal de São João do Araguaia, mas, devido à gravidade dos ferimentos, não resistiu. O homem fugiu do local.