Correio de Carajás

Susipe reúne com candidatos excedentes do concurso C199

Foto: Ascom Susipe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O secretário extraordinário para assuntos penitenciários, Jarbas Vasconcelos, reuniu-se com representantes dos candidatos excedentes do concurso C199, na quinta-feira (14), na sede da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe). O secretário pontuou que não está previsto no edital do concurso a formação de cadastro de reserva, o que significa que os excedentes não poderão ser chamados para este certame. No total, foram convocados os 500 primeiros candidatos aprovados para a fase de formação de agente prisional, conforme previsto no edital.

Também participaram do encontro a procuradora jurídica da Susipe, Marcela Montenegro,  a procuradora geral do Estado em exercício, Carolina Peracchi, e o procurador da Secretaria de Estado de Administração (Sead), Ducival Júnior.

Joel Batalha, representante dos excedentes do concurso C199, solicitou um posicionamento do Governo com relação à convocação. “Nós estamos aptos e aprovados. No Mato Grosso e no Ceará, os governadores fizeram um acordo com a Justiça e conseguiram incorporar os excedentes dos concursos para agente prisional. Sabemos que existem vagas no sistema prisional e acreditamos que existe a possibilidade de sermos chamados. E por isso procuramos o governador e agora a Susipe para negociar”, questionou.

Leia mais:

Para a procuradora geral do Estado em exercício, não há qualquer tipo de possibilidade legal para a incorporação dos excedentes. “Sob o ponto de vista legal, o Estado está amparado pelo edital. Não podemos chamar os excedentes. O concurso ainda não foi concluído e o próprio curso de formação ainda nem começou. Essa última fase é ainda umas das etapas eliminatórias e classificatórias do C199. Então, nem temos os candidatos aprovados oficialmente”, explicou.  A procuradora orientou ainda que os candidatos procurarem a Justiça e, caso haja parecer favorável o Governo cumprirá a determinação.

Jarbas Vasconcelos finalizou a reunião informando que já existe um planejamento para a realização de um novo concurso. “Nós já estamos trabalhando no planejamento de um novo concurso que irá garantir mais vagas para servidores penitenciários efetivos. Esse é um compromisso da atual gestão”, finalizou o secretário. (Agência Pará)

Mais

Pará recebe mais uma remessa de doses de vacinas contra Covid-19

Pará recebe mais uma remessa de doses de vacinas contra Covid-19

O Pará recebeu, na tarde desta quinta-feira (6), a décima oitava remessa de vacinas contra a Covid-19. Foram enviadas pelo…
Marabá sedia encontro de promoção da igualdade racial

Marabá sedia encontro de promoção da igualdade racial

O município de Marabá sediou na tarde desta quarta-feira, 5, um encontro entre a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção…
OMC faz apelo por negociações sobre patentes de vacinas da covid-19

OMC faz apelo por negociações sobre patentes de vacinas da covid-19

A chefe da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, elogiou hoje (6) o posicionamento dos Estados Unidos a favor…
Ministério da Saúde libera 284 leitos de suporte ventilatório pulmonar

Ministério da Saúde libera 284 leitos de suporte ventilatório pulmonar

O Ministério da Saúde autorizou hoje (6) mais 284 leitos com suporte ventilatório pulmonar para tratamento de pacientes com quadro…
Colonos bloqueiam garagem da Secretaria de Obras de Parauapebas

Colonos bloqueiam garagem da Secretaria de Obras de Parauapebas

Uma manifestação promovida por colonos da Serra do Cedro, vilarejo localizado a 30 quilômetros de Parauapebas, bloqueou a garagem da…
Pará registra 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes

Pará registra 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes

O Pará registrou nesta quarta-feira (5) um total de 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes. De acordo com o…