Correio de Carajás

Sul do Pará: Helder inaugura banco, escola e sede do Detran

Sul do Pará: Helder inaugura banco, escola e sede do Detran

O governador Helder Barbalho (MDB) cumpre agenda em três municípios do sul do Pará neste sábado, 30. A agenda do governador começa pelo município de Pau D’Arco, onde por volta de 12 horas inaugura uma agência do Bando do Estado do Pará (Banpará).

Essa é a primeira agência bancária do município, que tem apenas banco postal. Segundo o prefeito de Pau D’Arco, Fredson Pereira da Silva, a unidade irá gerar emprego e ofertar vários serviços, algo que antes era feito em Redenção.

Com esta inauguração, o Banpará passará a contar com uma rede de 107 agências. A instituição financeira tem o mesmo padrão das demais inauguradas este ano, com 250 metros quadrados construídos com requisitos de acessibilidade.

Leia mais:

Assim como os demais bancos, a unidade em Pau D’arco ofertará todos os serviços do Banpará, como abertura de contas, produtos de investimento e serviços de crédito, além do atendimento ao público em geral. A população do município, estimada em 2016 em 5.436 habitantes, também ganha mais comodidade para receber benefícios sociais, como seguro-defeso, seguro-desemprego e Bolsa Família, dentro do próprio município.

O governador também visitará Conceição do Araguaia, onde irá inaugurar a nova sede do Detran, uma praça e um colégio. A Escola Estadual de Ensino Fundamental 14 de Abril foi reconstruído e está totalmente reformada para atender alunos, professores, diretores e técnicos.

A escola 14 de Abril é a 25ª unidade de ensino entregue neste ano pelo estado. A obra, de R$ 6,5 milhões financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid), iniciou em 2018 e contemplou a recuperação de cerca de 40 espaços pedagógicos e de convivência. A reforma vai beneficiar 540 alunos.

O colégio conta com 12 salas de aula, 1 bicicletário e 1 guarita. O bloco administrativo é composto por sala do conselho escolar, arquivo, secretaria, vice-diretora, diretoria, sala técnico pedagógico, sala dos professores, depósito e banheiros convencionais e adaptados para deficientes.

No bloco de vivência, a escola passa a ter área de recreio coberta, banheiros, cozinha, abrigo de gás, sala de triagem, área de serviço, sala de lavatório, despensa, abrigo de lixo, vestiários, quadra coberta, sala de educação física e depósito de educação física.

Já o bloco pedagógico possui sala educação especial (AEE), sala de vídeo, sala de repouso, depósito, sala de escovódromo e banheiros. Por fim, o bloco pedagógico é composto por biblioteca, sala de leitura, laboratório de informática e laboratório multidisciplinar. Ele finaliza a agenda no município de Água Azul. (Tina Santos – com informações da Agencia Pará)