Correio de Carajás

Sudeste do Pará tem novo superintendente de Polícia Civil

Delegado Antônio Mororó prevê gestão voltada para operações e parcerias

Antônio Mororó foi empossado para o cargo na quarta-feira (10)/ Foto: Evangelista Rocha
Por: Milla Andrade
✏️ Atualizado em 15/09/2025 17h01

A imprensa de Marabá recebeu, na manhã desta segunda-feira (15), a informação sobre a mudança na Superintendência da 10ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP). O novo superintendente da Polícia Civil no sudeste do Pará é o delegado Antônio Mororó. Na última quarta-feira (10), Mororó foi oficialmente empossado, sucedendo o delegado Vinícius Cardoso das Neves, por designação da cúpula da corporação.

Em entrevista, o novo superintendente afirmou que recebeu o cargo com entusiasmo. “Hoje, de fato, estamos dando início a essa jornada”, diz, ao anunciar o começo dos trabalhos.

Segundo Mororó, a gestão terá ênfase no aspecto operacional. Ele seguirá também à frente da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), acumulando as funções. “Continuaremos coordenando o nosso grupo de operações especiais. Uma linha de trabalho será a realização de operações contra a criminalidade, buscando reduzir índices de mortes violentas, crimes patrimoniais, tráfico de drogas e situações envolvendo facções”, explica.

Leia mais:

Além do enfrentamento direto à violência, o superintendente destacou a importância da capacitação do efetivo. “Utilizaremos a Core para adestrar, instruir e treinar nosso efetivo, de modo que possamos entregar um melhor serviço à comunidade local”, afirma.

Outro ponto abordado foi a relação com a imprensa. Mororó reforçou que a comunicação com a sociedade será prioridade. “A imprensa pode esperar da superintendência uma postura de parceria. Entendemos a importância do trabalho da imprensa nesta engrenagem”, destaca.

Ele ainda complementou que, enquanto superintendente e coordenador da Core Regional Carajás, vê a imprensa como ferramenta essencial para dar visibilidade às ações da polícia e repassar à sociedade os resultados alcançados.

A parceria com as demais forças de segurança também foi mencionada. De acordo com o delegado, a união com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal será mantida e fortalecida. “Já estivemos com o comandante do Batalhão de Missões Especiais, e também com representantes da PRF. Essa integração é fundamental para a redução da criminalidade e para que a população sinta maior segurança”, conclui.

A nova gestão prevê que o estreitamento da relação entre os órgãos e a comunicação alinhada, resultarão na redução da criminalidade e no aumento da segurança para a população.