Correio de Carajás

Sudeste do Pará lidera ranking estadual de prisões por mandado em outubro

Segundo o superintendente, os números refletem o compromisso firmado no início da gestão com o combate ao crime Foto: Evangelista Rocha
Por: Milla Andrade, com informações de Evangelista Rocha

Dados divulgados pela Polícia Civil nesta sexta-feira (7) apontam a 10ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), correspondente ao Sudeste do Pará, como líder estadual no cumprimento de mandados de prisão durante o mês de outubro. A região também alcançou o quinto lugar em número de prisões em flagrante realizadas pela instituição.

Os números, compilados pela Diretoria de Polícia do Interior (DPI), mostram que a 10ª RISP superou todas as outras 15 regiões do estado em prisões por mandado, com 43 cumprimentos. No relatório de prisões em flagrante, foram 15 registros, o que garantiu a quinta posição em produtividade operacional no Pará.

O levantamento da Polícia Civil mostra a 10ª RISP (Sudeste do Pará) com 43 prisões por mandado, o maior número entre as 16 regiões do estado em outubro

Em entrevista, o delegado Antônio Mororó, superintendente regional, avaliou que os resultados confirmam uma meta estabelecida desde o início de sua gestão. “Isso ratifica o nosso compromisso. Quando assumimos a superintendência, fizemos um compromisso moral com a sociedade local de que nossa gestão seria operacional e focada no enfrentamento ao homicídio e ao tráfico de drogas”, afirmou Mororó.

Leia mais:

O delegado também explicou que o desempenho positivo foi alcançado mesmo após uma redução territorial na área de abrangência da superintendência. “Quatro municípios foram retirados com a criação da 16ª RISP (Carajás), mas a decisão não foi empecilho para que nós alcançássemos excelentes números”, pontuou.

Mororó destacou ainda o desempenho da 21ª Seccional Urbana de Marabá, que, segundo ele, tem apresentado os maiores números de procedimentos instaurados entre todas as seccionais do estado.

Em prisões em flagrante, a região registrou 15 ocorrências, garantindo o quinto lugar em produtividade operacional no Pará

Ao finalizar, o superintendente citou ações que contribuíram para os resultados e afirmou que a tendência é de melhora. “Recentemente foi deflagrada a Operação Ponto Crítico 3, que reuniu 40 municípios e resultou em aproximadamente 106 prisões. Quase um quarto desse número foi de contribuição da nossa RISP”, encerrou.