O Campeonato Paraense de Futebol acabou no último dia 6. Certo? Para 11 times sim, mas o Paragominas ainda briga para recuperar pontos perdidos. Como a bola não está mais rolando, essa disputa agora está fora dos gramados, no famoso “Tapetão”.
A diretoria do time ingressou com recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e conseguiu fazer a instância máxima mandar o Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA) o recurso do Paragominas, que quer retirar sete pontos do Águia e todos os pontos do Bragantino.
A denúncia do Paragominas é de que o Águia teria utilizado o atleta Guga de forma irregular, enquanto o Bragantino teria feito o mesmo com o jogador Hatos. Cabe dizer que a decisão do STJD NÃO julgou o mérito dessa denúncia, mas apenas orienta que o tribunal paraense analise o recurso do Paragominas.
Leia mais:Isso ocorre porque o TJD-PA não acatou o recurso do Paragominas, durante a realização do Campeonato Paraense, e mandou a competição seguir.
Caso do TJD-PA analise o recurso e mantenha o mesmo entendimento que teve durante o Parazão, o Paragominas terá de recorrer novamente ao STJD. Mas, caso o Tribunal do Pará, acate o recurso dessa vez, aí haverá um julgamento que pode mexer com muita coisa.
Por exemplo, pode haver mudança em relação aos times rebaixados, o campeonato pode até ser disputado novamente (o que é praticamente improvável), ou pode ainda ter 14 clubes na elite no ano que vem. Mas tudo ainda está no campo da suposição, porque no campo de jogo, o assunto já foi encerrado… e faz tempo. (Chagas Filho)