Um protótipo da nave Starship, da SpaceX, falhou no espaço minutos após ser lançado nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (16). Voos comerciais que cruzavam a região do Caribe foram forçados a desviarem de suas rotas por segurança.
O controle de missão da SpaceX perdeu contato com a Starship, que transportava sua primeira carga de teste com satélites simulados, oito minutos após a decolagem. O lançamento foi feito de uma base no Texas, às 19h38 pelo horário de Brasília.
Um vídeo gravado pela Reuters mostra bolas de luz laranja riscando o céu sobre a capital do Haiti, Porto Príncipe, deixando rastros de fumaça para trás.
Leia mais:
Raramente um incidente da SpaceX causa grandes interrupções no tráfego aéreo, como o desta quinta. Pelo menos 20 voos comerciais desviaram para outros aeroportos ou alteraram sua rota por segurança, com base nos registros de voos do site de rastreamento FlightRadar24.
No Aeroporto Internacional de Miami, alguns voos foram cancelados, de acordo com uma testemunha ouvida pela Reuters.
A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos, que regula as atividades de lançamentos privados, disse que estava avaliando a situação.
A última vez que o estágio superior da Starship falhou foi em março do ano passado, quando a nave estava voltando para a atmosfera da Terra sobre o Oceano Índico.
O CEO da SpaceX, Elon Musk, postou um vídeo no X mostrando o campo de detritos e disse: “O sucesso é incerto, mas o entretenimento é garantido!”. O empresário também disse que a falha pode ter sido provocada por um vazamento de oxigênio e combustível.
Mesmo diante da falha, o administrador da Nasa, Bill Nelson, parabenizou a SpaceX pelo teste em uma rede social.
“O voo espacial não é fácil. É tudo menos rotina. É por isso que esses testes são tão importantes — cada um nos aproxima do nosso caminho para a Lua e em direção a Marte”, escreveu.
A missão
O estágio superior da Starship, 2 metros mais alto do que as versões anteriores, era uma “nave de nova geração com atualizações significativas”, disse a SpaceX em uma descrição da missão antes do teste.
Ele deveria realizar um pouso controlado no Oceano Índico aproximadamente uma hora após seu lançamento do Texas.
A missão foi o sétimo teste da Starship pela SpaceX desde 2023, no esforço multibilionário de Musk para construir um foguete capaz de transportar humanos e carga para Marte. A empresa também quer lançar grandes lotes de satélites para a órbita da Terra.
A abordagem de desenvolvimento da SpaceX, que inclui uma série de testes, já resultou em falhas, uma vez que a empresa empurra os protótipos da Starship até os limites de engenharia. No entanto, o erro desta quinta ocorreu em uma fase da missão que já havia sido completado anteriormente.
Enquanto isso, o foguete Super Heavy retornou à plataforma de lançamento cerca de sete minutos após a decolagem, conforme planejado. Ele desacelerou a descida do espaço ao reacender os motores, enquanto se fixava em braços mecânicos da torre de lançamento.
(Fonte:G1)