Os refrigeradores e geladeiras são invenções do final do século 19 e começo do século 20.
Já o sorvete é bem mais antigo: existe há três mil anos, quando os chineses tiveram a ideia de misturar neve, mel e suco de frutas.
O gelo do inverno era coberto por serragem e armazenado em depósitos subterrâneos revestidos em madeira. Assim, a sobremesa era consumida também no verão, e não apenas no inverno.
Leia mais:🍧Sorvete
- Os ingredientes básicos são leite, gordura e açúcar;
- Tem mais gordura que o gelato;
- Contém conservantes.
🍨Gelato
- Os ingredientes básicos também são leite, gordura e açúcar;
- Usa produtos naturais;
- Não contém conservantes.
🍦Sorbet
- Não usa leite e sim água na composição.
Dia do Sorvete
O Dia Nacional do Sorvete foi criado em 2002 pela Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (ABIS). A data foi escolhida por marcar o início da primavera. Nas estações mais quentes do ano aumenta o consumo da sobremesa no país.
Indústria brasileira
As primeiras sorveterias do Brasil surgiram em 1834, quando 217 toneladas de gelo chegaram de navio. A carga foi comprada foi dois comerciantes cariocas, que começaram a produzir sorvetes com frutas brasileiras.
Nessa época, as sorveterias anunciavam o horário em que a sobremesa estaria pronta. Como não havia jeito de conservar o sorvete gelado, ele tinha que ser consumido logo depois de pronto.
A primeira indústria de sorvetes surgiu apenas na década de 1940, no Rio de Janeiro. Mas até hoje, segundo a ABIS, a maioria de empresas do setor é de pequeno porte:
- 🏬11 mil empresas estão ligadas ao setor (9 em cada 10 são micro e pequenas);
- 💰O faturamento é de R$ 14 bilhões por ano;
- 💼O setor gera 100 mil empregos diretos;
- 🍧Cada brasileiro consome, em média, 4,9 litros de sorvete por ano (metade do consumo dos argentinos e chilenos).
(Fonte:G1)