Correio de Carajás

Sorvete COP 30: novo sabor combina castanha-do-Pará, pistache e doce de cupuaçu

Novo sabor reúne aspectos da culinária mundial com sabores característicos da Amazônia.

Sorvete COP 30 combina sabores da Amazônia a sabores do Oriente Médio — Foto: Agência Pará

Acaba de ser lançado o sorvete COP 30, um sabor criado por uma das sorveterias de sabor regional mais tradicionais da Amazônia, a Cairu. A novidade combina um doce gelado com a mistura da castanha-do-Pará com pistache, uma noz originária do Oriente Médio, e ainda conta com o sabor irresistível de doce de cupuaçu como complemento, o que lhe dá um sabor inovador e exótico.

“A ideia é unir o mundo com a Amazônia”, diz Armando Laiun, diretor da sorveteria, sobre o novo sabor.

O governador do Pará, Helder Barbalho, comemorou a iniciativa da sorveteria, que tem grande legião de fãs, conquistada com os sabores das frutas paraenses.

Leia mais:
“É o sorvete COP 30. A Cairu paraense, maior sorveteria do mundo com seus sabores regionais, tem a sacada de entendendo que a COP é um evento climático, junta a castanha da Europa, o pistache, com a nossa única, fantástica e a melhor castanha-do-Pará com doce de cupuaçu. Vem provar, esse é o Pará, a bioeconomia, é a Amazônia. É o sorvete do Pará, é a Cairu e, claro, é a COP 30”, celebrou o governador em vídeo publicado nas redes sociais.

Em janeiro deste ano de 2024, quando completou 60 anos, a Cairu foi declarada patrimônio cultural material e imaterial do Pará. Atualmente, a empresa está entre as 50 melhores sorveterias do mundo, espaço conquistado em 2022 no Festival Mundial de Gelato, em Roma, na Itália.

Além disso, dois de seus sorvetes estão entre os 100 melhores do mundo, Açaí e Maria Isabel, de acordo com a Tasteatlas, uma enciclopédia gastronômica internacional que cataloga pratos tradicionais e restaurantes ao redor do mundo.

(Fonte:G1)