Correio de Carajás

Solenidade restrita marca inauguração do museu de Marabá

Foto: Evangelista Rocha
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Uma solenidade apenas com convidados, entre autoridades públicas e funcionários da Fundação Casa da Cultura (FCCM) marcou, na noite de ontem (7) a inauguração do Museu Municipal Francisco Coelho, no prédio histórico do Palacete Augusto Dias. A conquista é um antigo sonho da cidade, que tinha seu acerco histórico guardado na sede da fundação, mas passa a ter espaço próprio, constituindo mais um ponto turístico de Marabá.

Palacete passa a abrigar acervo da história de Marabá/ Foto: Evangelista Rocha

O prédio que tem 81 anos de existência e foi integralmente reformado para abrigar o museu projetado por especialistas em diferentes áreas e agrega elementos da história centenária de Marabá. Ao mesmo tempo, a nova geografia do espaço proporciona ao visitante uma experiência tecnológica. Passagem por dentro de um rio virtual e contato com o holograma de um indígena são exemplos da conexão entre passado e futuro.

Leia mais:
O descerramento da placa inaugural na noite de ontem / Foto: Evangelista Rocha

Um rigoroso protocolo sanitário foi desenvolvido a fim de garantir segurança nas visitações, que começarão a acontecer na próxima terça-feira (11). Uma equipe ficará à entrada para controlar o acesso e outra garantirá que todos entrem de máscara. Álcool em gel será oferecido aos visitantes.

Ao chegar ao museu, o visitante é saudado por uma revoada de pássaros finalizados com fibra de miriti. Neste ínterim, enormes painéis postos nas paredes da instalação retratam a história de um município que sofreu transformações profundas ao longo das décadas. Prova disso está na linha do tempo que narra os pormenores da concepção de Marabá enquanto polo regional.

Marlon Prado, presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá, se diz emocionado. “Uma grande equipe, com profissionais de várias áreas, foi responsável pela construção desse equipamento público que agora está sendo entregue pela Prefeitura de Marabá, contando com recursos da Vale e apoio do Ministério Público do Estado do Pará”, destaca ele.

Já a diretora do museu, Wânia Gomes, adianta que o espaço contará com uma lojinha de produtos com temática regional para oferecer aos visitantes que quiserem levar uma lembrança, além do “Café do Seu Chico”, que ficará aberto durante boa parte do dia e da noite para oferecer uma experiência de convivência personalizada, com lanches, cafezinho e outros itens. Outra novidade é a instalação, no prédio, de um elevador para permitir o acesso de cadeirantes ao segundo piso. Ele foi construído do lado de fora, posto que o palacete é tombado como Patrimônio e não poderia sofrer tamanha transformação estrutural. As etiquetas informativas na porta de cada sala também recebem informações em braile para contemplar visitantes cegos e de baixa visão. (Da Redação)

Mais

Site distorce notícia de TV australiana para alegar que China testou o coronavírus como arma biológica

Site distorce notícia de TV australiana para alegar que China testou o coronavírus como arma biológica

Enganoso Relato da jornalista Sharri Markson, do canal australiano de televisão Sky News, sobre livro escrito por cientistas militares chineses,…
Prefeitura cria plano B para atender Uber e 99

Prefeitura cria plano B para atender Uber e 99

Nesta quinta-feira, 13, a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Obras, Serviços Públicos e Transportes da Câmara Municipal de Marabá manteve mais…
No Dia do Gari, a homenagem vem de uma menina de 6 anos

No Dia do Gari, a homenagem vem de uma menina de 6 anos

“Gente porca. São nojentos, lixeiros, fedorentos…” Já pensou você estar trabalhando e ouvir esses adjetivos pejorativos e preconceituosos? Todos os…
Prefeitura de Marabá libera espaços de eventos a partir de segunda

Prefeitura de Marabá libera espaços de eventos a partir de segunda

A partir da próxima segunda-feira (17) os espaços de eventos ficam autorizados a funcionar em Marabá. O decreto nº 196,…
Começa hoje consulta pública sobre mudanças na Nova Marabá

Começa hoje consulta pública sobre mudanças na Nova Marabá

Nesta sexta-feira, dia 14 de maio, inicia a Consulta Pública promovida pela Câmara Municipal de Marabá, para que a população…
Covid-19: Novas etapas da campanha de vacinação iniciam neste fim de semana em Marabá

Covid-19: Novas etapas da campanha de vacinação iniciam neste fim de semana em Marabá

A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá informa que, neste final de semana, sábado (15) e domingo (16), ocorrerá uma…