• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

Sobe número de mortes e casos de coronavírus em Marabá e Parauapebas

por Redação
27/06/2020
em Cidades
Explode número de mortes e casos confirmados de coronavírus em Marabá e Parauapebas
22
Visualizações

Marabá registrou três mortes decorrentes do novo coronavírus nas últimas 24 horas e agora contabiliza, ao todo, 52 vítimas fatais da covid-19, de acordo com atualização feita pela prefeitura nesta segunda-feira (18). Em Parauapebas, que aponta número equivalente no período, são 50 perdas no total. A taxa de letalidade nos municípios está calculada em 15,9% e 8,7%, nesta ordem.

A quantidade de casos confirmados da doença em Marabá saltou de 304 para 326 em 24 horas. Foram 22 novos registros em no período. Em Parauapebas, o número de testes positivos passou de 481 para 572, o que denota reforço de 91 novos diagnósticos.

Entre as três novas mortes provocadas pela covid-19 em Marabá, estão a de um homem de 45 anos sem doenças preexistentes, a de uma mulher de 63 anos que possuía hipertensão, diabetes e sequelas de acidente vascular cerebral, e a de uma idosa de 92 anos, diabética e hipertensa.

Em Parauapebas, as novas vítimas fatais foram um homem de 87 anos, outro de 91 e uma mulher de 42 anos. Todos estavam internados e morreram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cidade Jardim. A prefeitura não revelou se os pacientes apresentavam fatores de risco.

Conforme o epidemiológico de Marabá, do total de infectados, 200 receberam alta, 26 permanecem internados, 36 estão em isolamento domiciliar e 12 se encontram na UTI. A prefeitura relata, também, 25 casos em análise e 57 descartados.

Em Parauapebas, 265 venceram a doença, 54 seguem internados e 203 estão em confinamento residencial. Além disso, 333 casos foram descartados desde o início da pandemia e 132 continuam sob investigação.

Via Twitter, a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) comunicou, no fim da tarde, que o Hospital de Campanha instalado no Carajás Centro de Convenções estava atendendo 28 pacientes. Desde a sua inauguração, 93 já foram assistidos e 48 receberam alta.

Parauapebas, por seu turno, inaugura nesta terça-feira (19) o Hospital de Campanha levantado por meio de parceria entre a prefeitura e a mineradora Vale para atender apenas pacientes com sintomas da doença.

O hospital inicia com 27 leitos de enfermaria e cinco de estabilização, que é para onde são levados os casos que se agravam, mas não necessitam de UTI. Nos próximos dias, conforme a necessidade de internação, o número de leitos pode aumentar até completar as 100 vagas.

Apesar da decisão, a patrulha continua na vigília em Marabá, quanto ao decreto municipal (Foto: Josseli Carvalho)

LOCKDOWN

Uma edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), publicada na última noite, divulgou o Decreto nº 729 com uma alteração: a retirada do nome de Marabá do rol de municípios que terão ‘lockdown’ de seis dias a partir desta terça-feira (19). A medida não vale para Parauapebas, que cumprirá o bloqueio total.

O decreto também passou por outras alterações, que dizem respeito aos casos de crianças e/ou adolescentes sob guarda compartilhada. Conforme a norma, fica autorizada a realização de um deslocamento por semana entre os genitores, após comprovação da guarda por documento, exceto nos casos em que os envolvidos apresentem sintomas de infecção pelo novo coronavírus.

O decreto deixa claro, ainda, que os serviços delivery de alimentos, sejam eles in natura ou industrializados, de comida pronta, medicamentos, produtos médico-hospitalares, de limpeza e de higiene pessoal, estão autorizados a funcionar 24 horas, ou seja, sem restrição de horário.

Fluxo de pessoas no centro comercial da Marabá Pioneira regrediu na quarentena (Foto: Evangelista Rocha)

ISOLAMENTO

No domingo (17), a taxa de isolamento social em Marabá atingiu 52,8%. Parauapebas ficou de pronto modo atrás, com 51,5%. Esta é a medição mais atualizada da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), repartição da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup).

A nova indicação mostra que a população de Marabá e Parauapebas passou a obedecer às medidas de restrição, visto que no sábado (16) o índice era de 45,3% em ambas as cidades. As taxas ainda estão distantes da meta de 70%.

SITUAÇÃO NO PARÁ

O Pará registrou 112 novas mortes por coronavírus em 24 horas nesta segunda-feira (18), e o número total subiu para 1.392 desde o início da pandemia. Ao todo, são 15.467 casos confirmados da doença no estado. O índice de letalidade é de 8,9%.

O mais recente boletim da Sespa aponta, ainda, 4.750 casos descartados, 234 em análise e 9.752 pacientes que se recuperaram da doença. Isto representa 63% do total de infectados. (Da Redação)

Comentários
Tags: BrasilCoronavírusCovid-19MarabáPandemiaParáParauapebasVinícius Soares
Matéria anterior

MP cobra mais leitos dos hospitais privados e planos de saúde que atuam em Parauapebas

Próxima matéria

Bolsa Família

RelacionadaMatérias

Sespa divulga orientações sanitárias para participantes, estudantes e aplicadores da prova do Enem
Cidades

Sespa divulga orientações sanitárias para participantes, estudantes e aplicadores da prova do Enem

16/01/2021
126
INSS: prazo para recorrer de auxílio-doença negado termina hoje
Cidades

INSS: prazo para recorrer de auxílio-doença negado termina hoje

16/01/2021
66
Pará registra 308.936 casos e 7.388 óbitos de Covid-19
Cidades

Pará registra 308.936 casos e 7.388 óbitos de Covid-19

16/01/2021
34
Próxima matéria
Parauapebas: Acompanhamento do Bolsa Família é prorrogado

Bolsa Família

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019