Correio de Carajás

Sinduscon-PA, com apoio do Sebrae, lança 1º Censo Imobiliário de Marabá

O levantamento permitirá identificar oportunidades reais de negócios em áreas que vêm se expandindo

O evento tem como foco apresentar dados do estudo sobre a ascensão de Marabá no setor imobiliário
Por: Kauã Fhillipe
✏️ Atualizado em 30/01/2026 10h47

Marabá segue em ritmo acelerado de crescimento e, acompanhando esse movimento, o mercado imobiliário do município vem registrando expansão constante nos últimos anos. Diante desse cenário, o Sindicato da Indústria da Construção do Estado (Sinduscon-PA) apresenta, no próximo dia 2 de fevereiro, um diagnóstico inédito do mercado local, que inaugura um novo patamar na produção de dados técnicos e análises estruturadas sobre o setor imobiliário de Marabá e da região sudeste do Pará.

A apresentação oficial dos resultados da pesquisa, referente ao ano-base de 2025, ocorre às 18h30, no Senai Marabá, em uma parceria com o Sebrae, o próprio Senai e o CRECI Marabá. Em entrevista à Rádio Correio FM 92.1, na tarde desta quinta-feira (29), representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) detalharam a importância do levantamento e destacaram os impactos positivos do estudo para o desenvolvimento econômico do município.

Segundo a gerente regional do Sebrae em Marabá, Alrilene Brandão, o principal diferencial do censo imobiliário está na consolidação de informações capazes de transformar percepções cotidianas em inteligência estratégica. “Nós visualizamos Marabá crescer, mas esse estudo vai mostrar, com dados técnicos, onde investir, o que mais se vende e como esse crescimento acontece”, afirma. De acordo com ela, o levantamento permite identificar oportunidades reais de negócios em áreas que vêm se expandindo, oferecendo mais segurança para quem deseja empreender no município.

Leia mais:

Ela ainda frisa que o impacto do censo vai além da compra e venda de imóveis, alcançando toda a cadeia produtiva da construção civil e seus reflexos diretos e indiretos na economia local. “Quando falamos em mercado imobiliário, estamos falando de geração de emprego, renda e riqueza para Marabá”.

Conforme a gestora, o estudo contribui tanto para o setor público, auxiliando no planejamento urbano, licenciamento e fiscalização, quanto para o setor privado, que inclui construtoras, corretores, fornecedores de materiais, prestadores de serviços e profissionais autônomos, fortalecendo o ambiente de negócios e o networking entre os participantes.

A gestora de empreendedorismo do Sebrae, Nádia Rodrigues, reforçou que o censo imobiliário é uma ferramenta estratégica para revelar o real potencial de Marabá ao estado e ao país. “Esse estudo é um cartão de visita do município, porque mostra para o investidor onde é melhor aplicar, de acordo com o modelo de negócio que ele quer desenvolver”, explica.

Segundo ela, o levantamento também contribui para desconstruir visões distorcidas sobre o município, evidenciando sua infraestrutura, qualidade de vida e capacidade de atrair novos empreendimentos, profissionais qualificados e investimentos.

Nádia e Alrilene, do Sebrae, estiveram na Correio FM divulgando o evento / Foto: Kauã Fhillipe

Conforme o Sebrae, o evento reunirá empresários da construção civil e do setor imobiliário, além de engenheiros, arquitetos, urbanistas, avaliadores e demais profissionais técnicos. Também participarão fornecedores de insumos, materiais e serviços, instituições financeiras e agentes de crédito, gestores públicos das áreas de planejamento urbano, habitação, obras, meio ambiente, desenvolvimento econômico e regulação, além da academia e de entidades de classe que integram a cadeia produtiva do setor.

Ao realizar seu primeiro censo imobiliário, Marabá se consolida como um polo estratégico da indústria da construção no interior do Pará, ampliando a base de informações técnicas disponíveis para decisões mais seguras, previsíveis e alinhadas ao desenvolvimento sustentável da cidade e da região.