Correio de Carajás

Simulado: centenas de operários evacuam às pressas a Hidrelétrica de Tucuruí

Fotos: Ascom Eletronorte

Mais de 600 pessoas foram vistas deixando às pressas as instalações da Usina Hidrelétrica (UHE) de Tucuruí (PA) na segunda-feira (20). A cena que chamou a atenção e, que ao primeiro olhar denotaria ocorrência grave numa das principais geradoras de energia do País, era um Simulado de Evacuação de Emergência. A atividade preventiva é exigida pelas leis federais 12.334/10 e 14.066/20, que tratam da Política Nacional de Segurança de Barragens.

O próprio diretor-presidente da Eletrobras-Eletronorte, Antônio Pardauil participou da atividade e acionou, por volta das 15 horas, as sirenes do Plano de Ação de Emergência, diretamente do Centro de Operações da usina.

Fotos: Ascom Eletronorte

Na sequência todas as dependências foram esvaziadas e, em poucos minutos, os funcionários e colaboradores caminharam de forma organizada pela rampa de acesso à parte externa da usina. Seguiram por 3 km para um ponto de encontro instalado no Instituto Federal de Educação (IFPA).

Leia mais:
Fotos: Ascom Eletronorte

Eles foram recebidos por agentes da defesa civil e voluntários. A coordenadora da Defesa Civil de Breu Branco Cleidiane Rodrigues Batista entregou ao presidente da Eletrobras Eletronorte o Plano de Contingência do município. O documento foi elaborado por diversas autoridades locais e prevê a atuação de cada um deles em uma eventual ocorrência de rompimento de barragem.

De hoje até domingo (21 a 26/11) o simulado será realizado com os moradores de Tucuruí e Breu Branco. Durante o simulado, os moradores ouvirão alertas sonoros de sirenes instalados em pontos estratégicos da cidade, duas vezes ao dia.

Fotos: Ascom Eletronorte

COLABORAÇÃO
Segundo a empresa, ao ouvir o alerta, os moradores devem agir como se estivessem vivendo uma situação real de emergência. Devem parar o que estão fazendo, reunir as pessoas próximas, principalmente, idosos, crianças e animais domésticos e seguir para as chamadas Rotas de Fuga. Placas de sinalização instaladas pela empresa ao longo do trajeto indicarão o caminho em direção aos Pontos de Encontro, locais seguros em que autoridades municipais aguardam a chegada da população.

Ao sair de casa, os moradores devem levar apenas documentos, objetos pessoais importantes que caibam em uma sacola e seus animais de estimação. (Da Redação, com Ascom Eletronorte)