Correio de Carajás

Signatários do TCA se reúnem com convidados no segundo dia da Cúpula da Amazônia

Segundo dia da Cúpula da Amazônia começa em Belém

Uma audiência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o Sultan Ahmed al-Jabero, presidente da COP 28, que será realizada de 30 de novembro a 12 de dezembro, na Expo City, em Dubai, antecede o segundo dia da Cúpula da Amazônia, que começa oficialmente às 9h30 desta quarta-feira (9), com a foto oficial do evento, no Hangar Centro de Convenções, em Belém.

Às 9h45 tem início a reunião dos países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA) com convidados, seguida de um debate geral. Integram o acordo Brasil, Bolívia, Colômbia, Guiana, Equador, Peru, Suriname e Venezuela. Dentre os convidados, estão países que possuem florestas amazônicas e que investem no Fundo Amazônia e organismos internacionais, incluindo a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Brics, grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Após o encontro será adotado o documento “Unidos por nossas Florestas: Comunicado Conjunto dos Países Florestais em Desenvolvimento em Belém” e realizada uma declaração à imprensa. A cúpula é encerrada com um almoço dos países signatários.

Leia mais:

À tarde, o presidente Lula segue no Hangar onde participa de duas reuniões bilaterais, uma com o presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, e outra com o presidente da República do Congo, Denis Sassou N’guesso.

O presidente brasileiro deve deixar Belém às 17h40, quando parte para o Rio de Janeiro, onde cumpre agenda nos próximos dias. (Da Redação)