Uma audiência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o Sultan Ahmed al-Jabero, presidente da COP 28, que será realizada de 30 de novembro a 12 de dezembro, na Expo City, em Dubai, antecede o segundo dia da Cúpula da Amazônia, que começa oficialmente às 9h30 desta quarta-feira (9), com a foto oficial do evento, no Hangar Centro de Convenções, em Belém.
Às 9h45 tem início a reunião dos países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA) com convidados, seguida de um debate geral. Integram o acordo Brasil, Bolívia, Colômbia, Guiana, Equador, Peru, Suriname e Venezuela. Dentre os convidados, estão países que possuem florestas amazônicas e que investem no Fundo Amazônia e organismos internacionais, incluindo a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Brics, grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Após o encontro será adotado o documento “Unidos por nossas Florestas: Comunicado Conjunto dos Países Florestais em Desenvolvimento em Belém” e realizada uma declaração à imprensa. A cúpula é encerrada com um almoço dos países signatários.
Leia mais:À tarde, o presidente Lula segue no Hangar onde participa de duas reuniões bilaterais, uma com o presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, e outra com o presidente da República do Congo, Denis Sassou N’guesso.
O presidente brasileiro deve deixar Belém às 17h40, quando parte para o Rio de Janeiro, onde cumpre agenda nos próximos dias. (Da Redação)