Às 06h36 da manhã desta quinta-feira (23), a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) informou através de sua conta no Twitter que a instalação do transformador na Estação Elevatória de Água Tratada de Marabá foi concluída. O equipamento foi emprestado pela siderúrgica Sinobras na noite de quarta-feira (22), conforme divulgou o Correio de Carajás. No total, o marabaense amargou quatro dias sem água tratada nas torneiras.
O transformador foi cedido emergencialmente até segunda-feira (27), quando a Cosanpa acredita estar com o próprio equipamento recondicionado e operando. A máquina garante o funcionamento das duas bombas do sistema de abastecimento da cidade.
A Companhia informou ainda que os sistemas que atendem as áreas afetadas estão sendo reabastecidos e o fornecimento da água será normalizado gradativamente.
Leia mais:O problema foi causado no início da madrugada de domingo (19), quando um transformador de energia de 1.500 KVA, que sustenta as bombas da Estação de Tratamento de Água (ETA), queimou. (Luciana Araújo)