Correio de Carajás

Shopping abre para vacinação contra covid-19 a partir desta terça (12)

Dando continuidade ao calendário vacinal, a partir desta terça-feira (12) – Feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças – o Partage Shopping Center se torna mais um ponto de vacinação em Marabá. Durante o feriado do dia 12, a vacinação vai acontecer das 12h às 20h, em um espaço ao lado da Estação Cidadania, no primeiro piso.

A vacinação no espaço comercial vai se estender para os dias 13, 14 e 15 (quarta, quinta e sexta-feira). As equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão vacinando no horário das 10h às 17h, e serão aplicados imunizantes nas pessoas que precisam tomar 1ª, 2ª ou 3ª doses.

Outros locais

Leia mais:

Na quarta e quinta-feira (13 e 14), serão aplicadas as 2ª e 3ª doses no Carajás Centro de Convenções, no Núcleo Nova Marabá.

E de quarta a sexta-feira (13, 14 e 15) a vacinação acontece no Sest/Senat, localizado no Núcleo São Félix, no horário das 8h às 17h.

Nos três locais, haverá a antecipação do imunizante Pfizer para todos que tomaram a primeira dose até o dia 17 de agosto.

Documentação

Todas as pessoas com doses atrasadas ou marcada para esta semana, devem levar cartão de vacinação, cartão SUS, comprovante de residência, CPF e declaração preenchida.

Podem tomar a 3ª dose profissionais de saúde e idosos a partir dos 60 anos com intervalo de seis meses completos que tomaram a 2ª dose. Para esse público basta apresentar cartão SUS, CPF, carteira de vacinação e declaração. A outra categoria são os imunossuprimidos, desde que estejam com 28 dias completos da 2ª dose.

1ª dose nas UBS

Além disso, todas as sextas-feiras, em todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana, serão aplicadas a 1ª dose do imunizante em pessoas com mais de 12 anos e os demais públicos já chamados.

Imunossuprimidos

São considerados imunossuprimidos, pessoas com o sistema imune deficiente seja por um doença congênita ou outras condições, a exemplo de pacientes em tratamento oncológico, em hemodiálise, transplantados, com HIV/AIDS e ainda pacientes com imunodeficiência primária grave e pessoas que fazem uso dos seguintes medicamentos: Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatripina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, Mercaptopurina, Infliximabe, Etanercept, Humira, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe e Abatacepte. Esse público deve apresentar atestado ou laudo médico especificando o motivo da vacinação, cartão SUS, CPF e declaração preenchida.