Está prevista para esta quarta-feira, dia 7 de agosto, durante a 29ª Sessão Ordinária do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, a análise do processo administrativo de elevação das Comarcas de Marabá, Santarém e Ananindeua para a classificação judiciária de 3ª Entrância.
Tal mudança de status, se aprovada, garantiria aos juízes titulares destas comarcas que possam progredir na carreira, sem precisarem ser removidos para varas da capital, por exemplo.
Na visão dos juristas, a mudança fará com que os magistrados mais experientes possam ser promovidos e permanecer por mais tempo nessas comarcas, em locais onde já têm laços e conhecimento sobre a realidade local para fortalecer suas decisões. Uma vez aprovada pelo pleno do TJPA a alteração ainda dependerá da chancela do governador Helder Barbalho.
Leia mais:Nos bastidores, a mudança é dada como muito provável, uma vez que o mesmo já aconteceu com o Ministério Público Estadual em Marabá, onde os promotores já estão neste novo regime.
Nesta terça-feira (6), comissão de advogados liderada pelo presidente da Subseção da OAB em Marabá, Rodrigo Botelho, visitou gabinetes dos desembargadores em busca de apoio para a aprovação. A diretora do fórum da comarca de Marabá, juíza Adriana Tristão, embarcou para Belém na tarde de hoje para acompanhar in loco. (Da Redação)