Equipes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) estiveram, nesta segunda-feira (23), em Marabá, região sudeste do Pará, para acompanhar as obras de construção da Policlínica e do Setor de Oncologia do Hospital Regional do Sudeste do Pará.
A equipe foi comandada pelo secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz, com apoio da Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará. A Policlínica de Marabá será estratégica para descentralizar o atendimento de saúde, diminuindo a necessidade de grandes deslocamentos para a população do Sudeste do estado. No total, a obra de Marabá tem o investimento de cerca de R$ 28 milhões.
Sipriano Ferraz lembra que mais uma vez a equipe visita Marabá, em nome do governador Helder Barbalho, a fim de acompanhar os avanços da parte de fundação da Policlínica. “É uma obra rápida com previsão de entrega para o mês de agosto deste ano. Quero deixar claro também a estratégia de descentralização dos serviços médicos, para cada vez mais polos do interior terem as mesmas especialidades médicas que temos na capital do estado”, sublinha o secretário adjunto de saúde.
Leia mais:A Policlínica terá 35 especialidades médicas, além de um polo completo de diagnóstico com tomografia, ressonância e área cardiológica completa. “Também implementaremos os nossos projetos de sucesso, como Pré-Operatório Rápido, Triagem Pós-Covid, que são grandes marcas da nossas Policlínicas, onde já temos em Belém, Capanema, Tucuruí e com previsão já para este ano para a entrega das Policlínicas de Marabá e Santarém. Dessa forma, seguiremos avançando ainda com Altamira e Breves no Marajó”, destaca Sipriano Ferraz.
O secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto, disse estar feliz com a conquista da obra da Policlínica para Marabá e região. “O governador Helder Barbalho sempre coloca a saúde como prioridade. A Policlínica tem um papel fundamental, no sentido de chegar essa assistência às pessoas menos favorecidas. E nós estamos, desde o começo, acompanhando como secretário regional e ficamos muito felizes em ver o avanço da obra. Nós estamos no período de chuvas, mas a obra está caminhando e toda mão de obra utilizada é local”, comenta o secretário, calculando que a obra está prevista para ser entregue em agosto. “Sem dúvida nenhuma, um marco no desenvolvimento da assistência de saúde para Marabá e toda nossa região”, complementa.
ESTRUTURA
O projeto da Policlínica é de uma edificação em uma área de 2.380 m², com dois pavimentos, 53 salas de atendimento, com radiografia, tomografia, entre outros. De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Luiz Carlos Ribeiro Júnior, atualmente, a obra se encontra na etapa de finalização da fase de fundação, com construção de baldrames e blocos. A próxima etapa da edificação é a construção de uma estrutura mista, composta por concreto metálico.
ALA ONCOLÓGICA
Na oportunidade, equipes da Sespa foram convidadas para acompanhar também as obras do setor de Oncologia do Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá. O novo serviço terá 418 m² e contará com ambulatório, sala de quimioterapia com 12 poltronas, 20 leitos de internação, além de áreas de convívio e acolhimento humanizado. Serão 90 profissionais de saúde atuando no setor, que funcionará 24 horas por dia. Quando entregue, o espaço terá a capacidade de realizar cerca de 750 sessões de quimioterapia por mês. No tratamento oncológico, o paciente contará com uma equipe multiprofissional com abordagem pautada na humanização.
A obra da ala de oncologia também irá proporcionar ao Regional do Sudeste uma nova cozinha industrial moderna, lavanderia e refeitório. Atualmente, 45% da obra está concluída.
Sipriano Ferraz destaca que a Sespa está também acompanhando a obra de oncologia do Hospital Regional, que já está bastante avançada e tem previsão para entrega ainda neste primeiro semestre no ano de 2023.
“Assim como a entrega do setor de Hemodinâmica foi um grande marco na saúde dessa população do Sudeste, nós queremos entregar a oncologia, para fazer tanto as cirurgias oncológicas, como as quimioterapias, e assim descentralizar, fazer com que os pacientes que precisavam ir para Belém, para fazer o tratamento oncológico possam ser atendidos aqui em Marabá e fazer cumprir a palavra do governador Helder, que tem tanto apreço pela população da região”, frisa o secretário adjunto de Saúde.
O diretor da Pró-saúde Valdemir Girato esclarece que o intuito do hospital é deixar pronta, o mais rápido possível, a obra da oncologia, liberando para população do Sudeste do Pará e região um serviço de quimioterapia e cirurgias oncológicas.
“É uma aspiração antiga de 20 anos da população de Marabá e região ter um serviço de oncologia. Durante todos esses anos, foi um transtorno principalmente para mulheres com câncer de mama, que precisam se deslocar para Belém. O grande sonho é termos aqui a oncologia e estamos vendo se concretizar. A Secretaria Regional de Governo tem cumprido o seu papel e vamos dar essa resposta para população”, garante João Chamon Neto. (Agência Pará)