Em reunião realizada, na manhã desta sexta-feira (1), na sede da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), ficou definido que a Sespa vai disponibilizar uma grande estrutura de suporte em saúde para o jogo, no dia 8 de setembro, quando o Brasil enfrentará a Bolívia no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, pelas eliminatórias da Copa do Mundo Fifa 2026.
Entre os participantes da reunião estavam o secretário de Saúde, Romulo Rodovalho; Maurício Bororó, diretor do Mangueirão, representando a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel); e o médico ortopedista, Jean Clay Machado, responsável pela coordenação da assistência de saúde durante o jogo Brasil e Bolívia.
Segundo o secretário de Saúde, Romulo Rodovalho, a Sespa vai prover toda estrutura de saúde para o evento, desde a chegada das delegações do Brasil e da Bolívia, em Belém e também no atendimento em saúde para todos que forem prestigiar o jogo no Mangueirão.
Leia mais:“Estamos alinhando toda a necessidade que foi apresentada pela Conmebol e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e assim fazer com que ocorra o melhor evento possível. Vamos garantir suporte médico e ambulâncias para todos os treinos e durante o jogo, além de toda estrutura de atendimento ambulatorial lá no Mangueirão e também vamos colocar nossos hospitais como retaguarda para qualquer eventualidade”, garante o secretário.
O médico ortopedista, Jean Clay Machado, responsável pela coordenação da assistência de saúde durante o jogo Brasil e Bolívia destaca o esforço conjunto para garantir o atendimento de saúde durante o evento.
“A gente está fazendo um planejamento que abranja toda a estadia das pessoas envolvidas no evento, para que eles possam passar pela nossa cidade e ter o máximo de segurança possível durante esses próximos sete dias. Então o alinhamento não é só do dia do evento em si, mas também durante toda a estadia, envolvendo treinos, deslocamentos e tudo isso com o máximo de segurança, com uma equipe multidisciplinar dando a melhor assistência”, avalia o médico.
O jogo, que vai ser realizado no Novo Mangueirão, tem capacidade para 50 mil pessoas. O estádio dispõe de rampas exclusivas para pessoas com deficiência (PcDs); novas bilheterias e novos elevadores; placas de energia solar; sistema de coleta de água da chuva para utilização nos banheiros; espaços para projetos sociais; salas multiuso. Além do “Espaço TEA”, que são duas salas de acomodação sensorial, prioritariamente, para pessoas com TEA, mas que também poderão ser utilizadas por pessoas com deficiências ou com outras dificuldades sensoriais.
“Tenho certeza que o torcedor paraense e todos os que virão para Belém, neste evento internacional terão um tratamento de ótima qualidade. Estamos montando uma força tarefa para atender ao que foi exigido pela organização do jogo e agradeço muito a Sespa pelo apoio que estão dando ao Mangueirão”, disse Maurício Bororó.
O jogo do Brasil contra a Bolívia está marcado para ser realizado no Novo Mangueirão no dia 8 de setembro, com início às 21h45. A Seleção Brasileira chega em Belém no dia 4 de setembro e a delegação da Bolívia chega no dia 6 de setembro.
(Agência Pará)