Correio de Carajás

Sespa investiga cinco casos suspeitos do novo coronavírus no Pará

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou, neste domingo (8), que subiu para cinco o número de casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) no Pará. De acordo com o órgão, o estado tem 12 casos suspeitos registrados, sendo que sete já foram descartados.

Segundo a Sespa, um dos casos descartados teve resultado positivo para um tipo de coronavírus antigo,o coronavírus HKU1, que já estava em circulação no mundo e que não é o causador da Covid-19. O HKU1 é um dos quatro tipos de coronavírus já circulantes entre humanos e causador de resfriado comum. A maioria dos casos por esses quarto tipos de coronavírus são leves.

Dos cinco casos investigados, a Sespa disponibilizou apenas informações de quatro pacientes, que são:

Leia mais:
  1. Paciente do sexo feminino, 25 anos, com história de viagem aos EUA. Retornou no dia 19 de fevereiro e começou a apresentar quadro de faringite, tosse, coriza, febre e mialgia no dia 3 de março. O caso foi notificado em hospital privado de Belém. A amostra de material já foi coletada e encaminhada ao Laboratório Central do Estado (Lacen-PA) para exame de vírus respiratórios.
  2. Paciente do sexo masculino, 67 anos, turista francês. Chegou a Belém no dia 1º de março. Iniciou com os sintomas no dia 5 de março, apresentando febre (38°C), tosse, dispneia. Foi atendido em hospital privado no dia 6 de março. Foi realizada coleta de amostra e encaminhada para o Lacen-PA.
  3. Paciente do sexo feminino, 51 anos, turista francesa. Chegou a Belém no dia 3 de março. Iniciou com os sintomas no dia 4 de março apresentando febre, tosse, dor de garganta, mialgia, dispneia, fraqueza. Foi atendida em hospital privado no dia 5 de março. Foi realizada coleta de amostra e encaminhada para o Lacen-PA.
  4. Paciente do sexo masculino, 26 anos, residente em Tailândia. Tem histórico de viagem para França (Paris, Basancon, Coulommier, Saint Gorgon) e Suíça, com retorno ao Pará em 21 de fevereiro. Relata ter tido contato com caso suspeito de COVID-19 na França. Iniciou os sintomas respiratórios em 03 de março apresentando febre, tosse, dor de garganta, diarreia, cefaleia, coriza, astenia, congestão nasal, conjuntivite e inapetência. O caso foi notificado em Hospital Público. Foi realizada coleta de amostra e encaminhada para o Lacen-PA.

Casos analisados no Pará

Um dos quadros investigados no Pará foi um morador de Belém, de 55 anos, que teve contato com o caso confirmado de São Paulo, o primeiro no país. Outro paciente, de 35 anos, internado em um hospital particular de Belém. Ambos também tiveram suspeita descartada, após análises.

Dois casos de Ananindeua também foram descartados, após análises. Ambos apresentaram sinais e sintomas como febre, dor de cabeça e coriza, após viagem a país com transmissão sustentada.

Na quarta-feira (4), a Sespa descartou o quinto caso de suspeita de coronavírus no estado. O paciente era um homem de 45 anos, de Capanema, que retornou do Japão no dia 16 de fevereiro e apresentou os sintomas suspeitos de Covid-19.

O Pará teve, ainda, outros dois casos que não foram considerados suspeitos pelo Ministério da Saúde – o tripulante que morreu em um navio ancorado próximo ao distrito de Mosqueiro e uma mulher, de 47 anos, de Santarém, que apresentou quadro gripal após ter ido recentemente à Itália.

Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos do novo coronavírus após confirmação do Ministério da Saúde.

(Fonte:G1)