Servidores da rede pública de educação realizam, na manhã desta quarta-feira, 16, manifestação em frente ao prédio do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação Pública do Pará (Sintepp), no município de Eldorado do Carajás.
Os professores e servidores da educação fazem uma série de reivindicações de caráter nacional, como o reajuste salarial de 19,99%, pagamento do piso da educação e manifestações contra a Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 32/2020, que muda regras de estabilidade de servidores públicos e a Emenda Constitucional (EC) 95/2016, que congela investimentos em saúde e educação até 2036.
Além disso, também há reclamações locais, como a falta de merenda e transporte escolar, bem como em relação à estrutura das escolas do município. Uma combinação de fatores que, na avaliação dos grevistas, sucateiam a educação e a possibilidade de aprendizado dos alunos da rede pública.
Leia mais:As aulas do município retornaram no dia 7 de fevereiro, mas os professores entraram em greve desde o dia 14 de março, e aderiram à paralização nacional unificada.
O Correio de Carajás tentou contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Eldorado, mas não obteve resposta até o final da tarde. (Clein Ferreira)