Correio de Carajás

Serviços socioassistenciais terminam, mas a emissão de RGs segue até dia 12

Serviços socioassistenciais terminam, mas a emissão de RGs segue até dia 12
Diversas autoridades prestigiaram o encerramento das ações socioassistenciais/ Fotos: Josseli Carvalho
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Chegou ao fim nesta quarta-feira (4) a ação de cidadania com prestação de diversos serviços socioassistenciais, totalmente gratuitos, mobilizados através da Coordenação das Ações de Polícia Comunitária da Polícia Civil do Pará, em Marabá. O evento acontecia em paralelo ao mutirão para emissão de RGs, no Centro de Convenções, que se estende até o próximo dia 12. Ao todo forma realizados cerca de mil atendimentos diários, envolvendo não apenas a Polícia Civil, mas também os demais órgãos parceiros que integravam a ação.

Representando o governo do Pará na solenidade de ontem, o secretário regional de Governo, João Chamon Neto, fez questão de externar toda sua satisfação por esse momento e também parabenizou o novo modelo de Polícia Civil, que com o atendimento comunitário lança um olhar diferenciado para a sociedade local.

Na avaliação de Chamon, toda esta ação cidadania que vem ocorrendo, com várias iniciativas de órgãos integrados e parceiros representa uma marca do governo Helder Barbalho, que tenta suprir lacunas deixadas por governos anteriores que não cumpriram sua parte.

Leia mais:

Chamon disse esperar que com esse mutirão de agora e com o que foi realizado em abril, toda dessa demanda reprimida por documentos seja ao menos diminuída. Além disso, mais ações dessa natureza podem acontecer em breve caso o governo diagnostique essa necessidade. “O governo está atento”, resumiu Chamon.

Alberto Teixeira e João Chamon estiveram à frente do evento

Por outro lado, o delegado-geral de Polícia Civil, Alberto Teixeira, anunciou que em breve poderá ser instalado em Marabá um posto avançado de identificação, que permitirá o acesso mais rápido ao usuário que precisar emitir sua RG, com maior capacidade de atendimento.

Teixeira agradeceu ao governador do Estado e também ao secretário Chamon, sem os quais todas essas iniciativas não seriam possíveis, até porque uma série de dificuldades foi superada para que a Polícia Civil promovesse não apenas a emissão de RGS, mas também a promoção de palestras e ações sociais, alargando sua atuação para além das ações de repressão.

Entre os órgãos que participaram da ação de cidadania, está a Defensoria Pública, que enviou relatório para o CORREIO, narrando que durante os últimos três dias concedeu assistência jurídica para 364 pessoas. “Foram prestadas orientações jurídicas, bem como foram solicitadas as segundas vias das certidões de nascimento e de casamento. Consideramos que os trabalhos se desenvolveram de forma positiva, pois alcançou a sua finalidade social de levar cidadania para a população necessitada”, explicou o defensor público Allysson Castro.

“Consideramos de fundamental importância essas ações de cidadania, tendo em vista o enorme alcance social proporcionado por iniciativas dessa natureza. Agradecemos a parceria com a Polícia Civil e as demais instituições que proporcionaram que esse evento acontecesse de forma humana, sendo capaz de levar dignidade para a população marabaense”, finaliza.

SAIBA MAIS

Os atendimentos jurídicos e palestras se encerraram ontem, mas a emissão de Carteiras de Identidade segue firme até o próximo dia 12, com emissão de 400 senhas diariamente, com atendimento das 8h às 18h.

(Chagas Filho com informações de Josseli Carvalho)

Mais

Helder inaugura, entrega cheques e assina ordens de serviço em Marabá

Helder inaugura, entrega cheques e assina ordens de serviço em Marabá

Em visita a Marabá nesta quarta-feira (12) o governador Helder Barbalho rodou a cidade fazendo inaugurações, assinando ordens de serviço,…
Cruzamento na VS-10 causa graves acidentes de trânsito

Cruzamento na VS-10 causa graves acidentes de trânsito

Um cruzamento entre a Avenida VS-10 e a Rua Florita, na altura do Bairro Morada Nova, em Parauapebas, tem causado…
Sete em cada dez empreendedores fizeram vendas online na pandemia

Sete em cada dez empreendedores fizeram vendas online na pandemia

Sete em cada dez micro, pequenas ou médias empresas (73,4%) do país estão fazendo vendas online durante a pandemia do novo coronavírus.…
Brasil inaugura primeira antena rural para a internet 5G

Brasil inaugura primeira antena rural para a internet 5G

O Brasil já tem instalada a sua primeira antena rural destinada à quinta geração de internet (5G). A tecnologia funcionará,…
Defensoria recomenda vacina a pessoas presas de grupos prioritários

Defensoria recomenda vacina a pessoas presas de grupos prioritários

A Defensoria Pública do Pará (DPE) emitiu uma recomendação ao Governo do Estado para que as pessoas privadas de liberdade…
Comissão da OMS faz recomendações para evitar próxima pandemia

Comissão da OMS faz recomendações para evitar próxima pandemia

Um novo sistema global transparente deveria ser criado para apurar surtos de doenças, habilitando a Organização Mundial da Saúde (OMS)…