Correio de Carajás

Serviços socioassistenciais terminam, mas a emissão de RGs segue até dia 12

Serviços socioassistenciais terminam, mas a emissão de RGs segue até dia 12

Chegou ao fim nesta quarta-feira (4) a ação de cidadania com prestação de diversos serviços socioassistenciais, totalmente gratuitos, mobilizados através da Coordenação das Ações de Polícia Comunitária da Polícia Civil do Pará, em Marabá. O evento acontecia em paralelo ao mutirão para emissão de RGs, no Centro de Convenções, que se estende até o próximo dia 12. Ao todo forma realizados cerca de mil atendimentos diários, envolvendo não apenas a Polícia Civil, mas também os demais órgãos parceiros que integravam a ação.

Representando o governo do Pará na solenidade de ontem, o secretário regional de Governo, João Chamon Neto, fez questão de externar toda sua satisfação por esse momento e também parabenizou o novo modelo de Polícia Civil, que com o atendimento comunitário lança um olhar diferenciado para a sociedade local.

Na avaliação de Chamon, toda esta ação cidadania que vem ocorrendo, com várias iniciativas de órgãos integrados e parceiros representa uma marca do governo Helder Barbalho, que tenta suprir lacunas deixadas por governos anteriores que não cumpriram sua parte.

Leia mais:

Chamon disse esperar que com esse mutirão de agora e com o que foi realizado em abril, toda dessa demanda reprimida por documentos seja ao menos diminuída. Além disso, mais ações dessa natureza podem acontecer em breve caso o governo diagnostique essa necessidade. “O governo está atento”, resumiu Chamon.

Alberto Teixeira e João Chamon estiveram à frente do evento

Por outro lado, o delegado-geral de Polícia Civil, Alberto Teixeira, anunciou que em breve poderá ser instalado em Marabá um posto avançado de identificação, que permitirá o acesso mais rápido ao usuário que precisar emitir sua RG, com maior capacidade de atendimento.

Teixeira agradeceu ao governador do Estado e também ao secretário Chamon, sem os quais todas essas iniciativas não seriam possíveis, até porque uma série de dificuldades foi superada para que a Polícia Civil promovesse não apenas a emissão de RGS, mas também a promoção de palestras e ações sociais, alargando sua atuação para além das ações de repressão.

Entre os órgãos que participaram da ação de cidadania, está a Defensoria Pública, que enviou relatório para o CORREIO, narrando que durante os últimos três dias concedeu assistência jurídica para 364 pessoas. “Foram prestadas orientações jurídicas, bem como foram solicitadas as segundas vias das certidões de nascimento e de casamento. Consideramos que os trabalhos se desenvolveram de forma positiva, pois alcançou a sua finalidade social de levar cidadania para a população necessitada”, explicou o defensor público Allysson Castro.

“Consideramos de fundamental importância essas ações de cidadania, tendo em vista o enorme alcance social proporcionado por iniciativas dessa natureza. Agradecemos a parceria com a Polícia Civil e as demais instituições que proporcionaram que esse evento acontecesse de forma humana, sendo capaz de levar dignidade para a população marabaense”, finaliza.

SAIBA MAIS

Os atendimentos jurídicos e palestras se encerraram ontem, mas a emissão de Carteiras de Identidade segue firme até o próximo dia 12, com emissão de 400 senhas diariamente, com atendimento das 8h às 18h.

(Chagas Filho com informações de Josseli Carvalho)