O jornalista e escritor Paulo Roberto Ferreira lançou na última quinta-feira, dia 22, o seu novo livro “Encurralados na ponte: o massacre dos garimpeiros de Serra Pelada”. A publicação é fruto de inúmeras entrevistas e ampla pesquisa documental no Arquivo Nacional, na Biblioteca Nacional, na Câmara Federal, na Fundação Casa da Cultura de Marabá.
Além disso, segundo o próprio autor, notícias da época do Jornal CORREIO também serviram como fonte de informações a respeito da violência ocorrida há mais de 30 anos, quando forças policiais do Estado do Pará abriram fogo contra os garimpeiros em 29 de dezembro de 1987.
O lançamento ocorreu no auditório do Campus I da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), localizada na Folha 31, Nova Marabá. Dezenas de convidados acompanharam atentamente ao relato do jornalista, que narrou como surgiu o interesse em escrever sobre o tema.
Leia mais:“No lançamento do meu outro livro, (A censura no Pará – A mordaça a partir de 1964), em Belém, uma pessoa me perguntou sobre esse fato que ocorreu aqui na ponte, em Marabá. E eu já tinha vindo como repórter para cá logo depois e eu acompanhava o conflito desde 84. Eu tinha muito material nos meus arquivos. Quando eu contei a história, a moça afirmou que as pessoas quase não sabiam disso e eu pensei: preciso fazer alguma coisa. Aí aceitei o desafio de escrever sobre”, explicou o escritor à Reportagem.
Para ele, o objetivo do livro é fazer uma análise de reflexão à sociedade. Segundo Paulo, o ato de lançar a publicação em uma universidade instiga os professores, pesquisadores e alunos a darem continuidade não somente a essa tragédia, mas também de contar outras histórias amazônicas que são jogadas no esquecimento.
“Nosso papel é trazer o debate até pra gente pensar como é o futuro dessa região, que ela foi ocupada de uma forma tão violenta, em que os direitos do cidadão são sempre excluídos, os processos de desenvolvimento nunca pensam em quem tá aqui. Nosso objetivo é abrir um debate e não esgotar”, replicou o jornalista.
O autor
O jornalista Paulo Roberto Ferreira é mestre em Ciências da Educação e trabalhou como repórter, redator e editor de jornais e revistas, foi repórter, apresentador e diretor de TV e Secretário de Comunicação Social. É autor dos artigos acadêmicos e é autor do livro A censura no Pará – A mordaça a partir de 1964, além de coautor do livro O homem que tentou domar o Amazonas.
(Karine Sued)