Correio de Carajás

Serra Pelada: Início das chuvas transforma estrada em lamaçal

Com o início do período chuvoso na região, algumas estradas, por falta de manutenção adequada ou pavimentação asfáltica, começam a virar pesadelo para os motoristas. Um exemplo disso é estrada que dá acesso à Vila de Serra Pelada, em Curionópolis, no sudeste do Pará.

Com a chuva que caiu no fim de semana e hoje, segunda-feira, 26, a estrada, que não tem pavimentação asfáltica, virou um lamaçal, dificultando a passagem de veículos. Alguns, mais pesados, acabaram ficando atolados e precisaram de o auxílio de um trator para serem rebocados.

Imagens feitas por blog da Vila de Serra Pelada mostram a dificuldade que os motoristas estão tendo para trafegar pela estrada, que também é o principal acesso ao Projeto Serra Leste, da mineradora Vale. Muitos caminhões estão parados, esperando diminuir a lama, para seguirem viagem.

Leia mais:

A manutenção da estrada é de responsabilidade da Prefeitura de Curionópolis, mas, segundo os moradores de Serra Pelada, não viria recebendo os cuidados necessários. Os reparos que viriam sendo feitos são por parte da Vale, para facilitar o acesso a Serra Leste.

Os moradores da vila temem ficar isolados, caso continue chovendo na área. Segundo eles, a situação da estrada piorou nos últimos dois anos, devido à falta de manutenção adequada por parte da prefeitura. A prefeitura de Curionópolis ainda não se manifestou sobre a situação da estrada.

Em áudio que circula pelas redes sociais, atribuído ao secretário municipal de Infraestrutura de Curionópolis, Francisco Antônio dos Santos Costa, o Quixadá, ele pede duas caçambas a uma pessoa para auxiliar na desobstrução da estrada.  A situação revolta os moradores, que questionam o que está sendo feito com o volume de recurso que tem entrado na prefeitura, principalmente a partir dos royalties da mineração. (Tina Santos)