Tem chamado a atenção a preparação de um grande grupo de eletricistas para atuar na manutenção da rede elétrica da região, via Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Trata-se de uma demanda da concessionária Equatorial Energia e que a unidade do Senai em Marabá está suprindo com treinamento altamente qualificado. São, ao todo, 25 alunos, que a equipe do Correio de Carajás acompanhou em ação esta semana.
Além de aplicar os conhecimentos dos alunos, o curso se voltou aos cuidados que os profissionais devem ter no exercício da profissão, com o manuseio correto de materiais e o uso de EPI’s, de acordo com a Norma Regulamentadora (NR) 10, como explica Robson Jesus, um dos professores do curso, que conversou com a reportagem.
“O eletricista precisa fazer uma análise do local onde vai trabalhar, verificando os riscos de acordo com a documentação – chamada Análise Preliminar de Risco (APR) – e, em seguida, fazer o sistema de sinalização do local de trabalho. O trabalhador também deve estar imbuído dos EPI’s de acordo com a tensão que ele trabalhar”, explicou.
Leia mais:Um dos alunos, Victor Bruno Martins, que recebeu a bolsa de estudos por meio da Equatorial, afirmou que “o foco é ser contratado pela empresa” e aproveitar os próximos quatro meses de curso, destacando que grande parte dos alunos não tinha qualquer experiência prática e puderam, finalmente, aplicar seus conhecimentos.
CRESCIMENTO
A reportagem também conversou com Carliane Saraiva da Silva Primo, gerente da unidade SENAI Marabá. Ela destacou, incialmente, que a capacidade de atendimento na unidade é de cerca de 1500 alunos. “Hoje estamos atendendo 1350 alunos diariamente em cerca de 50 cursos nas mais diversas áreas. Os cursos mais procurados são da área mecânica, automotiva, gestão, segurança do trabalho e construção civil”, explicou.
“Na parte de mineração, estamos atendendo a área de metalurgia – que tem relação com a siderurgia – e alguns cursos de aperfeiçoamento, onde a gente atende as empresas diretamente.”
Os alunos interessados em ingressar no SENAI devem ficar atentos ao grupo do WhatsApp e ao site da instituição, já que a agenda de cursos é definida mensalmente, explicou a gerente. Os cursos tem idade mínima e nível de escolaridade variada.
Quanto à gratuidade dos cursos, Carliane afirmou que “graças à parceria com diversas empresas, que entram como patrocinadoras, hoje poucos cursos dentro do SENAI são pagos. As principais parcerias, atualmente, são com a Vale, Siderúrgica Norte Brasil (SINOBRAS) e Correia Mercúrio.”
A gerente destacou que o SENAI é parceiro da Grande Indústria e em torno de 60% dos alunos formados na estão empregados, seja como Jovem Aprendiz, seja como técnico. O SENAI Marabá também atende outros municípios, como Tailândia, nas empresas Agropalma e Brasil Bio Fuels (BBF), e Conceição do Araguaia, por meio da Horizonte Minérios.
Além de formações mais longas, os cursos de aperfeiçoamento são ofertados periodicamente pelo SENAI. Nesse mês, por exemplo, a instituição está com cursos na área de marketing e técnica de vendas. As agendas novas saem, normalmente, ao fim de cada mês.
Por fim, Carliane Saraiva destacou que a demanda tem sido grande, de forma que a capacidade de atendimento já está lotada, e a unidade SENAI Marabá passará por uma reforma tanto em estrutura quanto em equipamentos, visando oferecer um ensino de ainda mais qualidade aos seus alunos.
Os interessados em ingressar na instituição podem entrar em contato pelo número (94) 3328-1833 ou pelo site: senaipa.org.br. (Texto: Clein Ferreira / Reportagem: Josseli Carvalho)