Correio de Carajás

Senai de Conceição realiza aula inaugural de cursos de qualificação profissional

Previsão é de que o Projeto Araguaia gere 2.200 empregos na fase de construção e 500 na mineração ao longo de 28 anos

Tiveram início, nesta semana, as aulas do Programa de Capacitação para Desenvolvimento Profissional, uma iniciativa da Horizonte Minerals em parceria com o Senai, com objetivo de qualificar mão de obra para trabalhar na construção e operação da planta do Projeto Araguaia. Na segunda-feira, dia 23, foi realizada a aula inaugural no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em Conceição do Araguaia.

Os 144 inscritos em seis cursos desta primeira etapa assistiram palestra conduzida pela gerente operacional da Horizonte Minerals, Márcia Wiesen, que falou aos alunos sobre a implantação do Projeto Araguaia, apresentou a eles a planta do empreendimento e reforçou o compromisso da empresa com o desenvolvimento local, com a sustentabilidade e a segurança de todos envolvidos na concretização do Projeto.

“A partir da qualificação profissional por meio dos cursos ofertados, os participantes terão mais oportunidades no mercado de trabalho, inclusive na Horizonte Minerals ou até mesmo em empresas parceiras”, enfatizou Márcia. A previsão é de que o Projeto Araguaia gere 2.200 empregos durante sua construção e 500 postos de trabalho permanentes durante os 28 anos de vida útil da mina.

Leia mais:

“Nossas expectativas são as melhores possíveis para contribuir com o desenvolvimento do município por meio de oportunidades que possam gerar emprego e renda para a população local”, enfatizou Carliane Primo, representante do Senai que também participou da aula inaugural, explicando aos alunos a dinâmica do programa, o que esperar dos cursos e a contribuição dos conteúdos na vida profissional de cada um.

Paulo César Pereira da Silva, de 26 anos, aluno selecionado para o curso de eletromecânica, atualmente desempregado, disse que abraçou o curso como uma oportunidade importante. “Fiquei muito surpreso quando soube que fui selecionado. É uma iniciativa muito importante para mim e para muitos outros jovens do nosso município para garantir trabalho e renda.”

Um total de 1.375 candidatos se inscreveram para as 390 vagas totais de cursos gratuitos que serão ofertados ao longo do ano, superando as expectativas de inscrição. Os candidatos foram selecionados com base nas informações fornecidas no ato da inscrição a partir dos critérios estabelecidos e previamente divulgados pela Horizonte Minerals. Aqueles que não iniciaram as aulas neste dia 23, começarão suas atividades no próximo semestre.

Cursos ofertados

Soldador caldeireiro, soldador eletrodo revestido, soldador TIG, pedreiro de alvenaria, carpinteiro de obras, eletricista de manutenção industrial, mecânico industrial, operador de processos da mineração, operador de beneficiamento de minério, técnico em eletromecânica e assistente administrativo.

Sobre a Horizonte Minerals

A Horizonte Minerals é uma empresa de níquel com foco no Brasil, listada nas Bolsas de Valores de Londres e de Toronto. A Empresa possui dois projetos, ambos no Estado do Pará: o Projeto Araguaia e o Projeto Vermelho, de larga escala, alto teor de níquel e baixa emissão de carbono.

O Projeto Araguaia está em construção e produzirá ferroníquel para abastecer o mercado de aço inox. O Projeto Vermelho está em fase de estudo de viabilidade e produzirá níquel e cobalto para abastecer o mercado de baterias de veículos elétricos. O perfil de produção da Horizonte Minerals a curto prazo, considerando os dois projetos, de mais de 50.000 toneladas de níquel por ano, posiciona a Empresa como uma produtora de níquel relevante globalmente.

(Delmiro Silva)