Começou ontem, quinta-feira, 4 e encerra neste sábado, 6, o 1º Seminário Profei/Unifesspa”, com a temática: “Formação de professores para a educação inclusiva: vivências e experiências”. O evento ocorreu no auditório do Campus I da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, e tem como intuito abrir espaço para diálogos acerca dessa temática, além de divulgar conhecimento científico e a vivência de profissionais e pesquisadores.
Ellen Joane da Silva, professora de educação básica e discente do Profei/Unifesspa, explica que este é o primeiro seminário e o primeiro encontro de turmas, oficialmente. “É um evento regional e tem como foco trazer o debate acerca da educação inclusiva”.
As turmas do curso tiveram início durante a pandemia de covid-19 e devido às restrições sanitárias da doença, o curso aconteceu de maneira remota. O seminário, além de seu teor educativo e de conscientização, é a primeira oportunidade que os alunos têm de se reunirem presencialmente.
Leia mais:Entre as pautas abordadas na programação são debatidas as experiências e vivências dos profissionais; recursos e novos métodos para a educação especial; conceitos; o combate ao capacitismo e discussão sobre políticas públicas. Com isso, será possível divulgar ideias de que a educação inclusiva é possível e também preparar os profissionais para essa educação. São oferecidas mesas de debates, palestras, oficinas, minicursos, apresentação de painéis.
Com um público alvo abrangendo alunos de graduação, pós-graduação em nível de mestrado e professores da educação básica, o seminário difunde, com responsabilidade, a educação inclusiva, o respeito e a garantia do direito que as pessoas com deficiência têm de estar na escola e aprender com a qualidade devida, detalha Ellen.
Para além desses tópicos, a professora ressalta que poucos alunos com deficiência permanecem na escola após ultrapassar o ensino fundamental. O combate à evasão escolar é outra pauta que será discutida durante o evento e, segundo a educadora, ela ocorre principalmente pela falta de conhecimento, preparo, conhecimento das tecnologias e recursos pedagógicos.
SAIBA MAIS
A palestra de abertura do seminário foi ministrada pelas professoras doutoras Lucélia Cardoso Cavalcante e Sabrina Castro (ambas da coordenação do Profei/Unifesspa), e pela professora mestra Scheilla de Castro Abbud Vieira. A temática “A formação de professores para a inclusão de alunos público da educação especial: a experiência do PROFEI/UNIFESSPA” destacou principalmente a formação de educadores, suas vivências e experiências, além de abordar a importância do papel do professor nesse processo de aprendizagem da educação inclusiva e promoção da garantia desse direito.
Lucélia, que é referência na área, apresentou em sua fala as possibilidades da educação inclusiva, além dos fundamentos legais da prática que garantem o direito às pessoas com deficiência nas escolas.
SOBRE O PROFEI
O Profei acontece em rede, conectado a diversas universidades federais de todo Brasil, aumentando sua projeção ao preparar professores que já atuam na área da educação. “Ele traz ferramentas humanas, que vão discutir e defender a educação inclusiva e torná-la possível”, explica Ellen.
Uma das turmas do Profei/Unifesspa possui um aluno surdo, que recebeu do projeto todo o suporte necessário para que pudesse cursá-lo. Além de estudante, ele também leciona e participa ativamente da causa, trabalhando com crianças surdas e em ONGs divulgando o que ele é capaz de fazer, bem como o que outros também podem alcançar se receberem o mesmo suporte. (Luciana Araújo)