Correio de Carajás

Semas prevê risco de inundação até o final de fevereiro em Marabá

Foto: Arquivo Correio

Informações divulgadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico, colocam Marabá na categoria de atenção para inundação. Atualmente o Rio Tocantins está em torno de 8,40 metros acima do nível normal, fator que motivou a classificação. A Semas estima que entre a última semana de fevereiro e a primeira semana de março a cota de alerta de 10 metros seja atingida, mas não apresenta condições para ocorrência de cheias históricas acima de 12 metros.

Além disso, até o mês de abril, há previsão de chuvas acima do normal, em todo o território paraense, o que caracteriza o popularmente chamado inverno amazônico.

O Boletim dá informações e previsões climáticas baseadas na análise dos campos atmosféricos e oceânicos e ainda nos resultados dos modelos globais de previsão climática, entre outros parâmetros observados.

Leia mais:

A análise também monitora as cheias de rios no Estado. Na previsão climática está exposto que o acumulado de chuvas no trimestre, de fevereiro até abril, haverá predomínio de chuvas nas categorias acima do normal e muito acima do normal no extremo norte do Pará, incluindo a Região Metropolitana de Belém, e acima do normal entre a porção norte e central.

Na faixa sul, onde está o município de Conceição do Araguaia, por exemplo, o acumulado do trimestre evidencia oscilação entre as categorias normal e abaixo do normal.

NÍVEL DO RIO TOCANTINS

O CORREIO acompanha diariamente as medições do Rio Tocantins. Entre 6 de janeiro (8,12 metros) e 6 de fevereiro (8,46 metros), a variação do nível foi de 34 centímetros. No período, o Tocantins atingiu sua maior medida no dia 3 de fevereiro, com 8,46 metros. Na mesma data, mas em 2022, o nível era de 10,14 metros, classificado como estado de alerta.

Segundo o último boletim informativo de vazões e níveis do Rio Tocantins divulgado diariamente pela Eletronorte, nos próximos dias o nível do rio em Marabá deve variar entre 8,32 e 8,35 metros. (Luciana Araújo, com informações da Agência Pará)