Correio de Carajás

Semas libera Licença Prévia do Projeto Serra Leste, em Curionópolis

Governador Helder, deputado Chamonzinho e os secretários de Estado Mauro O' de Almeida (Meio Ambiente) e Adler Silveira (Desenvolvimento Econômico) apresentam a Licença Prévia para Serra Leste
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Na manhã desta quarta-feira, dia 3, o governador Helder Barbalho, o deputado estadual Chamonzinho, os secretários de Estado de Meio Ambiente, José Mauro O’ de Almeida e de Desenvolvimento Econômico, Adler Silveira, divulgaram a liberação da Licença Prévia do projeto de minério de ferro em Serra Leste, localizado no município de Curionópolis, no sudeste do Pará.

A liberação da licença tem sido uma pauta permanente do deputado Chamonzinho, um entusiasta do projeto desde sua implantação. A entrega da Licença Prévia aconteceu de forma simbólica, na sede do governo, no Palácio Lauro Sodré, em Belém, devido à pandemia do novo coronavírus.

A partir da autorização dada pela Semas (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade), a mineradora Vale poderá expandir a capacidade nominal de 6 milhões de toneladas por ano de minério de ferro para 10 Mtpa. A primeira etapa de exploração, com 29 milhões de toneladas de ferro, foi exaurida e, para aumentar a capacidade, a empresa solicitou uma nova licença, como determina a legislação do setor.

Leia mais:

Para isso, foram realizados estudos biológicos e espeleológicos, uma vez que a nova região a ser explorada continha quase 100 cavernas, protegidas por legislação nacional. E foram esses estudos diferenciados que precisaram ser feitos para que o projeto recebesse a licença da Semas.

A complexidade do material das cavernas pode ser confirmada por um parecer da Câmara Técnica do Ministério Público Estadual, em 2009, o qual discorre sobre o Estudo de Impacto Ambiental de Serra Leste e, nele, observa que “devemos realçar a fragilidade do patrimônio espeleológico e o direito, intra e intergeracional, que os brasileiros têm de usufruir desse patrimônio. Por isso, entendo que o teor negativo e desrespeitoso do decreto em relação a esse relevante patrimônio deve suscitar um amplo debate acerca da postura do poder público em relação aos bens socioambientais e ao dever de tutela de tais bens”, assinou a engenheira química do MPE Ana Lúcia Creão Augusto.

Depois da concessão de Licença Prévia, a Vale deverá aprofundar os estudos de viabilidade do Projeto Serra Leste, para que a Semas possa conceder as Licenças de Instalação (L. I.) e Operação (L.O.).

Imagem da importante Licença Prévia para retorno das atividades de mineração em Serra Leste
Comentários

Mais

Exposição excessiva de crianças em redes sociais pode causar danos

Exposição excessiva de crianças em redes sociais pode causar danos

A menina Alice, de 5 anos, ama tirar fotos e vídeos. Ela tem um perfil na rede social Instagram administrado…
Pará recebe mais 157.950 mil doses de vacina contra a Covid-19 neste sábado (25)

Pará recebe mais 157.950 mil doses de vacina contra a Covid-19 neste sábado (25)

O Pará recebeu, na madrugada deste sábado (25), a 89ª remessa de vacinas contra a Covid-19 com 157.950 doses da…
Carne e leite: Pará adere ao Sistema Brasileiro de Inspeção

Carne e leite: Pará adere ao Sistema Brasileiro de Inspeção

Nesta sexta-feira (24), o governador do estado, Helder Barbalho, entregou o Certificado de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de…
Marido denuncia que esposa teve útero e intestino perfurados no HMI

Marido denuncia que esposa teve útero e intestino perfurados no HMI

Nada menos que 18 entidades civis, a maioria de defesa da mulher e combate a violências, assinaram uma nota denunciando…
Pará registra 589.962 casos e 16.635 mortes pela Covid-19

Pará registra 589.962 casos e 16.635 mortes pela Covid-19

O Pará contabilizou mais 334 casos de Covid-19 e 5 mortes causada pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria…
Caixa lança nova versão do aplicativo Bolsa Família

Caixa lança nova versão do aplicativo Bolsa Família

Os beneficiários do Bolsa Família têm à disposição a nova versão do aplicativo do programa. A principal mudança consiste no…