Correio de Carajás

Semas de Marabá quer aproximação com a capital

Técnicos e proprietários rurais participaram do Workshop da secretaria em Marabá/ Fotos: Josseli Carvalho
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizou, esta semana, em Marabá, o Workshop Expedição Semas, que visitou os seis Núcleos Regionais (Nures), com o principal objetivo de aproximar esses núcleos da sede da secretaria, em Belém, dessa forma possibilitando a padronização de fluxos e procedimentos ao usuário dos serviços ambientais, com atendimento unificado.

O evento contou com a presença de responsáveis técnicos, proprietários e possuidores rurais que manuseiam as ferramentas do Cadastro Ambiental Rural (CAR), a adequação ambiental e o Projeto de Regularização Ambiental de Áreas Degradadas e Alteradas (Prada) – no âmbito do Programa de Regularização Ambiental. O encontro foi realizado na Estação Cidadania, localizada no Shopping Pátio Marabá.

Chamon: “Desenvolver parcerias, esse é o direcionamento do governador”

Esteve presente no evento o secretário Regional do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto que, na oportunidade, fez a abertura do projeto e afirmou, com exclusividade à equipe de Reportagem do CORREIO, que sua presença no local simbolizava a aproximação dos serviços do Estado com o cidadão. “Desenvolver parcerias, essa é a ordem do governador, para atender melhor a sociedade”, afirma.

Leia mais:

A nova coordenadora do Núcleo Regional de Marabá, Fernanda Costa Miranda, avaliou de forma positiva o projeto. “No interior do Estado, a demanda é grande e a gente consegue atender de forma efetiva. Eu tenho certeza que a Expedição vai conseguir promover uma integração maior desse Núcleo Regional com a sede”, pontua.

Segundo a coordenadora, é importante que haja uma aproximação com os técnicos para que, dessa forma, seja relatado quais as dificuldades dos sistemas desenvolvidos. “Com isso, podemos trazer melhorias para a cadeia produtiva daqui da região e que a Semas realmente consiga desenvolver seu papel, cumprir sua função social. Impulsionar dessa forma o desenvolvimento sustentável da região”, explica.

A diretora dos Núcleos Regionais de Regularidade Ambiental, da Semas, Lília Reis, afirma que a Expedição alcançou a meta planejada. “A Expedição Semas atingiu seu objetivo, aproximando o Núcleo Regional de Marabá da sede, em Belém. Tenho certeza que a partir deste encontro o trabalho desenvolvido na unidade será ainda melhor”.

Durante a semana, houve uma avaliação estrutural e patrimonial nas instalações dos Nures – incluindo os computadores e os sistemas e plataformas online. Equipes da Semas lotadas nas gerências de Recursos Humanos (RH) e de Serviços Gerais (Geser), e nas diretorias de Tecnologia da Informação (DTI), de Geotecnologias (Digeo), de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored) e de Gestão dos Núcleos Regionais de Regularidade Ambiental (Dinure) capacitaram os técnicos da Nure Marabá.

Outros encontros

Os próximos encontros com os Núcleos Regionais vão ocorrer nos municípios polos de Paragominas, nordeste paraense, de 8 a 12 de abril; de Santarém, no Baixo Amazonas, de 22 até 26 de abril; Altamira, região Xingu, entre 6 e 10 de maio; Itaituba, região Tapajós, de 20 a 24 de maio; e em Redenção, no sul do estado, de 27 a 31 de maio. (Karine Sued, com informações de Josseli Carvalho)

Comentários

Mais

Dr. Naves retorna a Marabá e é recebido com festa por familiares e amigos

Dr. Naves retorna a Marabá e é recebido com festa por familiares e amigos

José Divino Naves, mais conhecido como Dr. Naves, desembarcou às 16h30 deste sábado (18) em Marabá, após passar 5 meses…
Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Passados 11 anos desde a realização do último censo nacional, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, uma associação sem…
Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na noite desta sexta-feira que aprovou a indicação do medicamento baricitinibe para…
Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

O Pará contabilizou mais 51 casos de Covid-19 e 4 mortes causadas pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria…
“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“O Forma Pará, antes de qualquer coisa, é um programa que cuida de pessoas. E vocês também serão profissionais que…
Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

A família do adolescente Marcos Henrique dos Santos, de 14 anos, que foi morto na noite desta quinta-feira (16), no…