Correio de Carajás

Semas Capacita técnicos municipais em Licenciamento Ambiental na Região do Lago de Tucuruí

O evento contou com 20 técnicos municipais de Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Novo Repartimento e Tucuruí

A capacitação, em particular, abordou temas como competências ambientais municipais
✏️ Atualizado em 02/07/2024 09h16

Servidores municipais da Região de integração do Lago de Tucuruí, no sudoeste do Pará, fizeram capacitação em Licenciamento Ambiental, nos dias 25 à 27. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) no município de Tucuruí, foi destinado à qualificação de gestores e técnicos municipais. A capacitação tem como foco apoiar o fortalecimento dos municípios para a gestão ambiental e sustentabilidade, de forma que possam tornar-se protagonistas nas ações ambientais e promover a municipalização do licenciamento ambiental no estado do Pará. Em 2024 já foram atendidas as regiões de Integração Marajó, Carajás, Tocantins, Rio Caeté e Rio Capim

As atividades de capacitação em licenciamento ambiental são realizadas com o apoio das prefeituras e órgãos ambientais locais, tendo como público-alvo os gestores e técnicos das secretarias Municipais de Meio Ambiente, a fim de promover a municipalização desse instrumento.

A Capacitação em Licenciamento Ambiental é realizada em todas as regiões de integração do estado do Pará, levando em conta as particularidades e potencialidades de cada área regional. Esta capacitação, em particular, abordou temas como competências ambientais municipais, licenciamento de Atividades Aquícolas, licenciamento de comércio, serviços e resíduos, supressão vegetal, autorização de manejo de fauna silvestre e licenciamento ambiental rural.

Leia mais:

O secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, conta a importância de levar a capacitação para as regiões do Pará.

“O apoio do Estado na capacitação técnica dos municípios é fundamental. A Semas, através da coordenação da Gerência de Articulação e Municipalização da Gestão Ambiental (Gamam), tem desempenhado esse papel de forma contínua e colaborativa, adaptando suas ações de capacitação às diferentes realidades sociais, culturais, ambientais e econômicas dos municípios paraenses”, afirma Rodolpho Zahluth.

Milena Thays Cavalcante de Oliveira, Coordenadora de Educação Ambiental da Semma de Novo Repartimento, contou que a importância da capacitação é crucial para o desenvolvimento sustentável da Região.

“A capacitação em licenciamento ambiental promovida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente para as secretarias municipais da região do Lago de Tucuruí é crucial para o desenvolvimento sustentável da região, do estado e da Amazônia. Esse treinamento aprimora a competência técnica dos gestores locais, permitindo uma melhor avaliação e monitoramento das atividades econômicas, garantindo que sejam realizadas de acordo com as normas ambientais vigentes”, comenta a Coordenadora.

A gerente de Articulação e Municipalização da Gestão Ambiental da Semas, Sheila Bonifácio, explicou que as capacitações em licenciamento ambiental fazem parte do Programa Regulariza Pará

“O licenciamento ambiental é um importante instrumento para ser utilizado pelos municípios durante o processo de regularização. Objetivando a municipalização deste instrumento, a Gerência de Municipalização da Gestão Ambiental da Semas vem atuando junto aos 144 municípios, levando capacitações para que estes tenham autonomia para realizar seus procedimentos”, disse Sheila Bonifácio. (Ascom Semas)



Isso vai fechar em 20 segundos