Inicia hoje (20), e vai até o próximo dia 24 de maio, a Semana do MEI, evento do Sebrae direcionado a quem deseja se tornar um microempreendedor individual ou aprimorar o próprio negócio já existente. Em Marabá, a programação conta com diversas ações, entre atendimento, capacitação, formalização, oportunidades de negócios, oficinas e palestras.
De acordo com a analista do Sebrae, Nádia Rodrigues, o diferencial da 11ª edição será a realização de dias temáticos. O primeiro será destinado às oportunidades de negócios, com palestras e oficinas sobre operacionalizações de negócios, como vender para grandes empresas, acesso às compras governamentais e a editais de licitações.
Também haverá encontro de negócios, quando grandes empresas negociarão diretamente com MEIS, apresentando suas demandas e os empreendedores ofertarão seus produtos e serviços. Para isso, foi realizada uma identificação prévia entre os MEIS que também foram preparados para negociar.
Leia mais:O segundo dia será destinado às finanças, já que um estudo desenvolvido pelo próprio Sebrae Nacional identificou que as maiores demandas do MEI se referem ao controle financeiro e acesso a crédito. O objetivo é, além dos financiamentos tradicionais, oferecer outras formas, como capital empreendedor, investidor anjo, entre outros. Serão realizadas palestras de acesso a crédito e os bancos tradicionais apresentarão serviços específicos para o MEI.
No terceiro dia será abordado o tema Inovação para mostrar que o MEI pode se modernizar sem altos custos. Já o quarto dia será destinado às vendas com palestras e seminários focados em inovação e inclusão digital para a melhoria nas vendas do MEI.
O quinto e último dia será voltado para o marketing digital, quando os MEIS serão orientados na construção de site e e-commerce. (Karine Sued)