Correio de Carajás

Semana do Contador de Histórias terá vasta programação escolar em Marabá

O evento que acontece no SESC dia 21 pretende ser o ponto alto da semana, com contação de histórias abertas ao público realizado pelo Grupo Alecrim

Marabá está prestes a vivenciar uma semana repleta de encanto e narrativas fascinantes com a chegada da Semana do Contador de Histórias. A programação acontece em respaldo da Lei Municipal Nº 18.182, de 23 de março de 2023, que institui no calendário comemorativo, o Dia Municipal dos contadores de histórias e dos mediadores de leitura, comemorado no próximo dia 20.

A reportagem deste CORREIO conversou Gabriela Silva, coordenadora-executiva da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Marabá e contadora de histórias, sobre o evento especial e sua importância para a região.

COMO COMEÇOU

Leia mais:

Gabriela conta que a Semana do Contador de Histórias em Marabá é uma iniciativa promovida em parceria entre a Câmara Municipal e a Secretaria Municipal de Educação, respaldada por uma lei municipal que estabelece essa celebração. Essa legislação, por sua vez, é um reflexo da lei estadual, impulsionada pelo Movimento dos Contadores de Histórias da Amazônia, do qual Gabriela é parte ativa.

DATA

A programação da semana é diversificada e envolve diversas instituições: “Em parceria com a Secretaria de Educação, o Programa Marabá Leitora, liderado por Edileide Patrícia Câmara Lima, desempenha um papel fundamental na organização das atividades”, afirma. Contações de histórias serão realizadas em várias escolas da cidade e do campo nos dias 19, 20 e 21, com a participação de contadores de histórias da Trupe Paneiro de Histórias, do Movimento dos Contadores de História da Amazônia e de Gabriela, da Escola do Legislativo.

Gabriela destaca a importância do dia 20 de março, reconhecido como o Dia Internacional do Contador e da Contadora de Histórias. Ela menciona sua participação na Academia Brasileira de Contadores de Histórias, representando a região Norte.

MOTIVAÇÃO

“Além de celebrar a arte de contar histórias, a Semana do Contador de Histórias também serve como um momento para reivindicar reconhecimento e valorização para os contadores de histórias contemporâneos”, pontua. Gabriela ressalta que esses artistas se dedicam a preparar apresentações que mesclam literatura escrita e oralidade, buscando um espaço digno nos editais de cultura e um cachê justo quando se apresentam em instituições privadas.

Para ela, a Semana do Contador de Histórias em Marabá se apresenta como uma oportunidade imperdível para mergulhar no universo mágico das narrativas, destacando a importância cultural e artística dessa prática ancestral que continua a emocionar e inspirar públicos de todas as idades.

“Este evento não apenas celebra as histórias, mas também reafirma o compromisso com a preservação e difusão dessa forma de arte tão única e especial”, finaliza.

PROGRAMAÇÃO

19/03 – Cisne Branco

19/03 – Nei Rafael

19/03 – Nei São Félix

19/03 – Nei Clarice Lispector

19/03 – Tereza de Castro

20/03 – EMEF Dinalva Gomes

20/03 – Santa Maria

20/03- Nei Daniel

20/03- Terezinha de Jesus

21/03 – Nossa Senhora de Fátima

21/03 – SESC