Correio de Carajás

Sem festa, Itupiranga comemora seu 73º aniversário

O município de Itupiranga comemora neste dia 14 de julho seu 73º aniversário de Emancipação Política e Administrativa. Pelo segundo ano consecutivo – por causa da pandemia do coronavírus – a cidade não terá programação pública oficial para comemoração.

Entre as importantes localidades de Itupiranga estão o Distrito de Cajazeiras e as vilas Panelinha, São Sebastião e Agrovila.

Na sede municipal há o Porto Fluvial de Itupiranga, que comporta embarcações de pequeno porte que navegam principalmente pelo Rio Tocantins.

Leia mais:

O município, com população estimada em 53 mil habitantes, é atravessado pela Rodovia Transamazônica, de sudeste a noroeste, interligando-o aos municípios de Marabá e Novo Repartimento.

História

Nos informes históricos sobre a cidade, sabe-se que a localidade, onde hoje se erige a cidade, foi fundada, mais ou menos, pelo ano de 1896, com o nome de Lago Vermelho, por extratores de caucho, vindos do Estado de Goiás, chefiados por Lúcio Antônio dos Santos, e como era ponto salubre com a influência do alto preço da castanha, teve logo aumentado o número de seus moradores.

Esse povoado servia de pouso e abastecimento para os viajantes, garimpeiros de diamantes, castanheiros e extratores de caucho e seringa que desciam e subiam os rios Tocantins e Cajazeiras e o Igarapé Lago Vermelho.

A cidade fica à margem esquerda do Rio Tocantins, na região de influência do lado da barragem de Tucuruí. (Ana Mangas)